Arquitetura Ctrl + P: o que as impressoras 3D estão fazendo pelo mundo.

Impressoras 3D já são uma realidade na arquitetura. Estúdios disputam para ver quem consegue fazer o projeto mais audacioso e usar o controverso método para facilitar a construção em todo o mundo. Já usadas em projetos para servir como maquetes, agora assumem o papel principal da obra: ser a estrutura. Conheça alguns exemplos de como impressoras 3D estão sendo usadas no mundo.

Imagem: Mashable

Imagem: Mashable

Sabe o quanto demorou para completar essa casa? 24 horas. Isso mesmo, UM DIA. Bom, tá certo que é uma casa bem pequena: 37 metros quadrados. Mas custou cerca de R$32.000,00 para ser feita. É bem animador. O projeto é de uma das pioneiras no ramo de arquitetura com impressão em 3D: a Apis Cor.

Imagem: Dezeen

Imagem: Dezeen

A combinação perfeita entre tecnologia e um toque de natureza. A DUS Architects criou uma cabana convidativa de oito metros quadrados na Holanda para quem quiser passar a noite. Inclui até uma banheira, do lado de fora, para quem não liga muito para privacidade.

Imagens: Office of the Future

Falar Dubai e inovação na mesma frase soa como pleonasmo. Lá foi inaugurado o primeiro escritório, totalmente funcional, feito em impressora 3D. Foi inaugurado ano passado e a ideia é que, até 2020, mais de 25% das construções em Dubai sejam feitas com este método.

Esta ponte de 12 metros, em Madrid, foi feita pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha (IAAC).

A impressora 3D também vem sendo usada para incrementar projetos como é o caso desta linda fachada criada especialmente para o encontro da União Europeia este ano.

Imagem: CDN

De um sonho impossível a solução econômica para lidar com problemas habitacionais. A impressora 3D possibilitou uma grande mudança na forma como vemos arquitetura, construção e moradia. Tudo pode ser reutilizado e, dessa constante construção e desconstrução, encontramos uma forma de prestigiar uma arquitetura pulsante e transformadora.

Você também pode gostar de