Conheça 10 templos que só poderiam ter saído de uma intervenção divina.

Independentemente da crença, ou da ausência dela, uma coisa é certa: templos e igrejas sempre foram tema de fascínio para artistas de todo o mundo. Separamos aqui algumas que claramente contaram com um pouco de luz para serem incríveis.

 

Imagem: Bored Panda

1.Igreja de Hallgrímur, Reykjavík.

A Hallgrímskirkja não é só complexa no nome. A igreja luterana mais famosa da Islândia demorou 38 anos para ser completada, tem 74,5 metros de altura e seu desenho foi projetado para imitar o movimento da lava de um vulcão, uma forma de dizer um pouco sobre como a religião se espalhou pelo país, de origem viking.

Imagem: Dezeen

2.Church of Light, Osaka.

O catolicismo no Japão é tímido, mas tem seu papel importante na história do país. A Igreja da Luz recebe o nome por um motivo óbvio: a forma inovadora de aproveitar a luz natural para passar uma imagem de fé e eternidade. Para Ando, a igreja é a arquitetura da dualidade, do vazio e do sólido, da luz e da escuridão, da sobriedade e da inovação. Uma representação incrível e verdadeira da religião e natureza do homem.

3.Catedral de São Basílio, Moscou.

Um grande clichê quando falamos de igrejas inspiradoras. Mas, a verdade é que não existe nada como a Basílica de São Basílio localizada no coração da Rússia: Moscou. Construída por volta de 1560, representa a chama de uma fogueira indo para o céu e, ao contrário de muitas outras igrejas históricas, é, sem dúvidas, uma das obra mais impressionantes do mundo moderno.

 

4.Templo de Lótus, Nova Déli.

Lugar de adoração da fé bahá’í, o premiado Templo de Lótus em Nova Déli, na Índia, é simplesmente incrível. Como o próprio nome diz, inspirada na flor de lótus, que simboliza a pureza do corpo e da mente, para ser criada uma obra única.

5.Suleymaniye, Istambul.

Legado do grande império otomano, a mesquita é uma das mais impressionantes igrejas da Turquia. Projetada pelo arquiteto Mimar Sinan, por ordem do sultão Suleyman, a construção chama a atenção por sua localização: bem no alto da colina de Istambul.

6.Catedral de Sal, Bogotá.

Imagem: Wall Street International

Uma das mais curiosas catedrais do mundo não está tão longe do Brasil. A Catedral de Sal se encontra no interior das minas de sal de Zipaquirá, na Savana de Bogotá, Colômbia. A origem desta catedral se deu pelo próprio trabalho dos mineradores, que buscavam algum lugar para cultuar à Virgem de Guasá, escolhida como padroeira. Nem precisa dizer que este santuário católico é um dos mais célebres do país, né?

7.Stonehenge, Reino Unido.

A grande verdade é que pouco se sabe sobre uma das construções mais antigas da história. Erguida por volta de 3000 a.C, Stonehenge acumula teorias esotéricas e mitos. Alguns historiadores afirmam se tratar de ruínas de um templo antigo e, por isso, merece um posto na lista.

8.Sagrada Família, Barcelona.

Imagem: Architectural Digest

Uma das mais famosas obras de Gaudí, com a colaboração do arquiteto Francisco Paulo de Villa, é também um das mais famosas igrejas no mundo. A combinação entre o Gótico e Art Nouveau criou um templo religioso único no mundo. Mas sua beleza não está só no lado de fora, o teto da igreja e sua iluminação natural deixa até os mais céticos fascinados.

9.Angkor Wat, Siem Reap.

Imagem: South China Post

O templo já foi o centro político e religioso de todo um império. Já foi hindu. E agora se consagra como o ponto máximo do estilo clássico da arquitetura Khmer. É um dos templos mais conservados e usados para a religião budista. Foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade e é tão importante que se tornou símbolo do Camboja.

10.Catedral de Brasília

Imagem: Dezeen

O primeiro monumento de Brasília merece um lugar na lista por sua arquitetura de assinatura. Projetada por Oscar Niemeyer, com cálculo estrutural do engenheiro Joaquim Cardoso e os lindos vitrais feitos pela Marianne Peretti, a catedral é impressionante. Inspirada em um brutalismo sutil, marcante nas obras de Niemeyer, mas com formas sinuosas, a obra tem seu toque divino onde todas suas dezesseis colunas de concretos convergem apontando para os céus. Lindo de se ver.

Imagem: Thousand Wonder.

Poderíamos ficar falando de igrejas belíssimas e, adoraríamos fazer isso, mas a ideia aqui é mostrar alguns exemplos do quão versátil uma construção voltada à uma crença religiosa pode ser. Das formas de contar uma história mais antiga que a civilização: do quanto o homem encontrou, nas formas, um jeito de buscar respostas.

 

Você também pode gostar de