CubOm

Olá pessoal!

Hoje vamos falar sobre a nossa luminária Cubom³, desenvolvida e produzida pelo escritório Om Arquitetos.

A Cubom³ foi criada para ser uma luminária que reuniu algumas características do escritório, como o design simplista, função e sustentabilidade. Unindo esses conceitos que para nós são primordiais, surgiram soluções para os papéis descartados do escritório e para os resíduos das construções e reformas que atuamos.

O design da Cubom³ é o resultado de um minucioso processo, sua criação envolveu uma pesquisa que buscou desde o inicio a reutilização de materiais que estão dentro dos canteiros de obras como a madeira, caixaria e portas descartadas na demolição, transforam-se em moldes para concepção da peça original.

A madeira que usamos deixou suas marcas na peça, deixando uma identidade, textura que as peças carregam até o consumidor final que pode sentir as fibras da madeira. Durante o processo de moldagem o clima e o tipo de resíduo usado causam micro rachaduras, pequenas imperfeições e manchas que são características do concreto e fazem cada peça ser única.
Com o objetivo de ser economicamente viável e culturalmente aceitável, buscamos técnicas artesanais de baixo impacto ambiental.

A sua forma geométrica é inspirada na logomarca do escritório, desenho que possui um chanfro, trazendo uma flexibilidade para as posições ao expor a peça, contribui para agregar um diferencial estético, um conforto visual.

O Concreto:

 

O traço do concreto também foi desenvolvido pelo escritório Om Arquitetos, criação dos arquitetos Isaac Amir e Marina Castanheira. O traço possui uma combinação que faz dele um concreto mais sustentável, um traço ideal para objetos e especialmente para o Eco design.

Traço é uma mistura de ingredientes ou agregados que compõe um resultado final, é a formula para se chegar ao concreto ou argamassa.

A iniciativa dos arquitetos era de experimentar traços diferentes na construção civil, mas o concreto se mostrou apropriado para objetos por ser mais leve, auto adensável e por não atingir a resistência adequada para fins estruturais. A mistura já tem um numero provisório de registro de patente (INPI) e é composta de materiais reutilizados de nossas obras como a sobra de cimentos, papel e papelão usados, entulhos de obras gerados pelas demolições das reformas como: gesso, argamassas, tijolos, pisos e revestimentos quebrados, tudo misturado e triturado adicionado a outros componentes e plastificantes naturais.


O acabamento da peça é de origem natural e renovável, usamos a cera de abelhas e carnaúba para impermeabilização e para o polimento das peças. Assim incentivamos o consumo de produtos regionais e a preservação das espécies.
Para a o acabamento da base da peça usamos a cortiça, o mesmo material que é feito rolhas de vinhos. Sua extração é feita da retirada da casca da espécie Quercus suber (Sobreiro) uma árvore originaria do sul da Europa que recompõe sua casca a cada 9 anos e possibilita uma nova extração, sem que isso prejudique as árvores.

Usar produtos como estes vai além da preservação ambiental, o consumo desses derivados incentiva uma produção que aquece o mercado de pequenas cidades e vilarejos que na maioria das vezes possuem esses produtos como sua única fonte de renda e que geralmente fazem parte de sua cultura local.
A sustentabilidade do produto está desde o início com a reutilização das matérias primas até a embalagem final, usando materiais simples, biodegradáveis e recicláveis. As caixas de envio são caixas de papelão que são reutilizas para o transporte.

Dica Om:

A Luminária CubOm é um produto Upcycling, Se não sabe do que estou falando clique aqui que te contamos TUDO!

Se também não entendeu o que é ECO design clique aqui.

Compre agora mesmo!

Om Shanti.

Você também pode gostar de