3 tendências do mercado publicitário para a próxima década

A publicidade é uma forma de se comunicar com o público a fim de dar informações sobre produtos e serviços com propósitos comerciais, estimulando a ação de compra e assegurando a identidade de uma marca, empresa ou de um produto.

Quando o assunto é comunicação, é extremamente importante que o mercado publicitário esteja absorto nos mesmos canais de que o seu público. E, com a ascensão das mais variadas mídias, hoje dispomos de uma infinidade de meios de comunicação que aproximam a empresa do consumidor de forma bem mais intensa.

O mercado publicitário precisou se reinventar para manter uma comunicação próxima e eficiente com o seu público, e a expectativa é que ocorram ainda mais mudanças nos próximos anos. Por isso, confira, neste post, 3 tendências do mercado publicitário para a próxima década!

1. Marketing viral

O marketing viral, também conhecido como publicidade viral, trata-se da utilização das redes sociais pelo mercado publicitário. O marketing viral engloba as técnicas que exploram essas redes para maior divulgação em massa da marca. O processo é parecido com o de uma epidemia devido à velocidade com que a informação se propaga — daí o nome.

Afinal, as redes sociais se tornaram uma verdadeira febre, e hoje, as pessoas consomem uma infinidade de informações com apenas alguns toques na tela do celular. Existe uma verdadeira infinidade de redes sociais, que inclusive já são utilizadas pelo mercado publicitário. Confira algumas redes que estão só começando a ser exploradas pela técnica do marketing viral:

Pinterest

É bem interessante para a publicidade de produtos que mexem com o imaginário do público. Lá é possível pinar uma foto ao painel e acrescentar informações — como o link de compra, por exemplo. Essa rede é muito utilizada no ramo da culinária, da moda e da decoração.

Waze

Permite o diálogo entre usuários e interação com marcas. Algumas empresas já usam o app para marcar pontos de venda e eventos com o intuito de chamar o consumidor que se encontra nas proximidades. É uma prática bem interessante e que poucas marcas realizam, mas é o tipo de ação que causa um impacto positivo no consumidor.

Snapchat

Extremamente popular entre os jovens, permite o envio de fotos e vídeos curtos. E como o Snapchat pode ajudar na divulgação da sua empresa? Sendo uma excelente ferramenta de storytelling! Inclusive a famosa rede americana de fast food Taco Bell já usou a rede social para anunciar a volta do Beef Crunchy Burrito, um dos seus grandes sucessos.

2. Plataformas com públicos segmentados

A tendência das plataformas de públicos segmentados (ou mídias sociais de nicho) é uma novidade que promete fazer muito sucesso. Isso porque, apesar dessa não ser uma mídia social de massa como o Facebook, por exemplo, atinge diretamente o público-alvo, garantindo uma comunicação muito mais efetiva.

Essas plataformas são ambientes criados especialmente sob determinado tema, com o propósito de reunir pessoas que tenham interesses em comum como designers, fãs de quadrinhos ou mulheres grávidas. A Arqfashion, por exemplo, tem sua mídia voltada para arquitetos fazerem sua divulgação de projetos para pessoas interessadas em construir, reformar ou decorar.

Dentre as vantagens dessas mídias segmentadas estão:

  • Audiência: apesar de não ter tanta quantidade, tem muito mais qualidade.
  • Direcionamento: muito mais específico para os interesses do público.
  • Recursos específicos: conhecendo melhor o público, é possível apostar em recursos mais avançados na hora da interação.

3. Merchandising

Esse tipo de mídia publicitária não é assim tão nova, mas continua a crescer em disparada. Cada vez é possível perceber mais a presença das marcas nos programas de televisão como reality shows, novelas, jogos esportivo, programas de auditório e programas de variedades. Até mesmo nos filmes de Hollywood podemos notar a presença de várias marcas dentro do contexto dos filmes.

As marcas aproveitam do sucesso para interagir com o programa, dando uma alusão da marca na mente do público, associando o produto aos personagens e às celebridades. Apesar de ser mais tradicional, o merchandising permanece forte porque meios de comunicação como a televisão possuem grande poder de fixar na mente das pessoas.

Então, quais dessas tendências do mercado publicitário sua empresa já vem seguindo? Você conhece outras tendências? Deixe um comentário!

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