Paisagismo na decoração interior

Olá pessoal! Hoje vamos falar sobre um assunto que sempre gera dúvidas nos nossos clientes: quais plantas podem ser colocadas dentro de casa?

A vegetação é importantíssima para o bem-estar de um ambiente, e ela é muito utilizada como parte da arquitetura (como a gente até já falou aqui no blog).

Então, já que é tão importante, resolvemos falar sobre quais plantas podem ser usadas no interior, e assim vamos todos nos unir com esse conhecimento e parar de matar as pobres plantinhas que precisam de sol! Hahaha

Para garantir que essas plantas são mesmo ideais, fizemos uma entrevista com a paisagista Cristina Ravelli Maistro, responsável pela Floricultura Manga Rosa em Piracicaba! Ela nos contou que são poucas as plantas que sobrevivem sem iluminação nenhuma, então o ideal é ter um pouco de claridade no ambiente, e que algumas das plantas usadas em interiores, são escolhidas mais pela sua resistência do que por ela não precisar de sol realmente.

Fizemos uma lista das plantas e vocês conferem abaixo, junto com algumas especificações:

Zamioculca

Fonte: https://goo.gl/n9Qhha

Uma das plantas mais usadas em ambientes internos, ela não precisa de muita iluminação, pode ser regada somente uma vez por semana e também sobrevive em ambientes com luz, mas é bom evitar o sol direto, pois ele pode queimar suas folhas.

Chamaedorea

Fonte: https://goo.gl/RIK26g

A palmeira chamaedorea vai bem em vasos, pois não passa dos dois metros de altura. “É uma planta que não precisa de muita iluminação, porém a rega tem que ser frequente, no mínimo 3 vezes na semana” diz a paisagista Cristina.

Ráfis

Fonte: https://goo.gl/5S7O7T

A ráfis possui vários caules, então se não for podada ela pode crescer bastante. Ela é muito usada em vasos e inclusive, tem uma aqui no nosso escritório! Fica bem em todo tipo de iluminação e precisa de rega constante, mas sem encharcar.

Licuala

Fonte: https://goo.gl/9X8WsI

Essa é uma palmeira muito utilizada na decoração pelo seu formato diferente. Ela também não pode ficar exposta à luz direta do sol, mas precisa estar em um ambiente bem iluminado indiretamente. Para a régua, deve-se borrifar água em suas folhas também.

Pleomele

Fonte: https://goo.gl/xl2Z1m

Essa é uma planta que fica bem “cheia” e pode preencher bem um ambiente. “É um exemplo de planta muito usada no interior, mas temos que prestar atenção se ela se adaptou ao ambiente sem luz, pois se ela começar a perder folhas, deve-se relocar para ambientes com mais iluminação natural.”

Lírio da Paz

Fonte: https://goo.gl/QYtaLx

Esta é uma das poucas plantas que tem flores mesmo na sombra, desde que haja bastante claridade! O sol direto queima as folhas, e deve-se manter ela adubada e o solo sempre úmido.

Areca

Fonte: https://goo.gl/276pUe

A palmeira areca é bem versátil, ela consegue crescer exposta direto ao sol, mas suas folhas ficam mais vistosas quando está a “meia sombra” com um pouco de claridade. Deve ser regada regularmente e não deve ficar em ambientes com ar-condicionado para não queimar suas folhas.

Vale lembrar que cada planta precisa de um cuidado específico, e pode se adaptar ou não ao seu ambiente, dependendo de inúmeros fatores! Mas se ela tiver as condições ideias de iluminação e rega, é para dar tudo certo!

Você também pode gostar de