Decoração para quarto do bebê

Foto: Pixabay

Aguardar a chegada de um filho é uma dádiva que muitos pais, casados ou solteiros, esperam na vida. Uma das maiores dúvidas que surge é: “como decorar o quarto do bebê? ”.

 

Pais de primeira viagem, até mesmo aqueles com experiência, sentem dificuldade em montar e decorar o quarto do bebê, um cômodo importante para o desenvolvimento da criança e a rotina da família. A chave do sucesso para criar um bom espaço é unir a funcionalidade e o aconchego. Mantendo essas duas palavras em mente, você pode deixar a criatividade fluir, sem medo de errar.

 

Quando procuram imóveis á venda, ou até mesmo para alugar, muitos pais já encaram os ambientes com uma perspectiva totalmente diferente, ao pensar em como o bebê vai interagir, principalmente com o seu quarto. Quando o assunto é decoração, o mercado sempre apresenta novidades que deixam as famílias encantadas, mas muitos itens agem apenas como decoração e não apresentam nenhuma funcionalidade. Lembre-se que não adianta o quarto ser bonito, mas não ter praticidade nenhuma.

 

Duas grandes tendências estão chamando a atenção de papais e mamães nos quatro cantos do mundo, eles são os quartos montessoriano e os quartos ecológicos.

 

O quarto montessoriano

Feito especialmente para o bebê, e não para adultos, o quarto montessoriano tem como proposta deixar os móveis e objetos na altura dos olhos da criança para que ela possa interagir e desenvolver sua própria autonomia, com muita liberdade e segurança. Esse tipo de decoração é um método que proporciona à criança o que muitos profissionais chamam de autoeducação, ou seja, um quarto que incentiva a curiosidade e o desenvolvimento, além de estimular o desejo de explorar e conhecer cada centímetro do quarto.

É por isso que, ao invés de investir em camas mais altas, os pais podem optar em deixar os colchões mais próximos ao chão, para quando crescerem, os bebês possam se levantar e aproveitar seu quarto sem restrições. O mesmo acontece com os brinquedos, que devem ficar dispostos em lugares baixos, para que nada os impeça de pegá-los sempre que desejarem.

 

Outras características dos quartos montessoriano são a presença de espelhos presos nas paredes, para que as crianças reconheçam sua imagem; barras fixadas, para que elas se levantem sozinhas e aprendam a andar; tapetes, para aprimorar ainda mais os sentidos das crianças ao interagir com texturas diferentes e; armários baixos, para guardar algumas roupas, sapatinhos e objetos que não machucam.

Um quarto para bebê deve ser montado para o bebê. Essa proposta é diferente do que muitos estão acostumados pois os adultos montam os quartos para eles. Muitos decoradores e arquitetos tem usado o método Montessori, criado pela médica e educadora italiana Maria Montessori (1870-1952) para desenvolver projetos personalizados para os pequenos moradores. A médica contribuiu grandemente ao propor que os pequenos devem aprender no ritmo deles e naturalmente. É por isso que esse tipo de quarto tem feito tanto sucesso no mundo todo.

 

Quartos ecológico

Decorar o quarto do seu filho ou filha, pensando em sustentabilidade ambiental e no impacto que cada detalhe pode causar ao meio ambiente é muito importante. Seguindo o conceito de sustentabilidade e reciclagem, empresas de decoração e móveis tem investido na reutilização de materiais já existentes e evitam qualquer composto químico que pode ser prejudicial a natureza e principalmente à saúde do bebê e de toda a família.

Não somente de materiais sustentáveis cria-se um quarto ecológico. Para que o bebê tenha contato com o natural, o projeto pode aproveitar melhor a iluminação solar ao investir em grandes janelas, apostar em objetos de bambu, fibra de coco, materiais recicláveis e plantas. O verde sempre contribui para que os ambientes ganham mais vida. Além de ajudar na decoração, elas estimulam os sentidos das crianças desde cedo ao oferecer cores vivas, exalam perfumes maravilhosos e oferecem todos os tipos de texturas.

 

E os quartos neutros. Eles funcionam?

Assim como os brinquedos, os quartos dos bebês são decorados de acordo com o gênero da criança, os clássicos rosa ou azul. Para fugir desse padrão, muitos pais optam por tons neutros na hora de montar o quarto do bebê, tudo para fugir do comum e do tradicional. O fato de ser neutro não significa que o projeto é simples e deve ser totalmente sem graça. Os tons neutros exigem a mesma dedicação para que tudo fique perfeito, confortável e incrível.

 

A paleta de cores neutras permite que você crie uma composição com muita personalidade e charme. Esses tipos de quarto geralmente usam cores mais suaves e claras, tudo para que o ambiente transmita tranquilidade para a mãe e também para o mais novo morador da casa.

Abuse das cores neutras como o marrom, cinza, branco e bege. Uma das maiores preocupações dos projetos neutros é cair na monotonia. Mas o grande segredo desse estilo é a facilidade de integração entre as cores suaves com cores mais vivas e com grande destaque. Você pode quebrar um pouco a paleta de cores claras ao adicionar um azul turquesa, um verde, amarelo e outras cores mais vivas e quentes. Uma grande tendência nos últimos tempos é o uso da cor dourada. Essa cor metálica contribui com elegância e luxo para o quarto.

 

Para alegrar o quarto, use papéis de parede e até mesmo adesivos divertidos. Existem infinitas possibilidades de temas que interessam as crianças como animais, desenhos animados, fundo do mar, nuvens, universo, céu, balões, florestas e muito mais. O quarto neutro é perfeito para quem quer fugir do tradicional, mas não abre mão de integrar conforto e praticidade.

Com tantas opções de apartamentos á venda, mas também com muitas opções de apartamentos para alugar, muitos pais acabam trocando de imóvel para que a família more em um lugar confortável e a criança tenha espaço para crescer e se desenvolver. Muitos consideram uma desvantagem um quarto pequeno para o bebê, mas com os projetos personalizados, você pode ter tudo o que precisa e com o estilo que você sempre sonhou, mesmo em um cômodo pequeno.

Você também pode gostar de