Esboce os seus projetos

Nós estamos na era digital. Na era dos smartphones, tablets, notebook com tela touchscreen, softwares de design, apps de desenho, cameras no bolso para registrarmos tudo aquilo que nos inspira ou que achamos interessante.

E assim como todas as outras profissões, a arquitetura também está se movendo, e rapidamente, para o mundo digital. Existem vários softwares e profissionais especializados em arquitetura. Porém desenhar e renderizar um projeto à mão, ainda continua sendo algo essencial à arquitetura.

E qual o motivo do esboço ser algo tão importante?

A sua primeira ideia nem sempre é a sua melhor ideia.

Esteja aberto a experimentar outras possibilidades. Esboçar cria a oportunidade de desenvolver a ideia. O esboço é rápido. Com algumas linhas a sua mente já projeta todo o desenho e cria uma memória daquilo. Numa folha de papel, várias ideias podem ser experimentadas.

Esboçar economiza tempo. Ao testar várias hipóteses no papel, você não perde tempo refinando a ideia no seu software de criação. Ou pagando para que alguém o faça.


O esboço separa conceito de detalhes. Muitas vezes ao apresentar uma ideia antes de apresentar um esboço é comum se focar nos detalhes do que no conceito. Sabemos o quanto tempo já desperdiçamos ao explicar que um detalhe ou cor pode ser alterado em qualquer momento do projeto, mas aquela coluna ou parede não é tão fácil.

E isso ainda é uma paixão de todo ícone da arquitetura. O barulho e a textura do papel no grafite sempre se revelou projetos incríveis. Fora a facilidade e agilidade de entender e tentar traduzir as ideias do cliente logo nas primeiras reuniões. 

Você também pode gostar de