10 lugares inesquecíveis de Isaloni Milão por Jeh Adan e Giselle Martos

Todos os anos no mês de Abril, Milão se torna o epicentro do mundo do design. Arquitetos, Designers, fabricantes de móveis, compradores, jornalistas e outros aficionados pelo universo do decor, voltam suas atenções para a Milan Design Week, um evento que vai além da feira, Salone Del Mobile (evento oficial realizado em espaços in and out).

Milão abre as portas de alguns de seus monumentos históricos para receber intervenções culturais e artísticos que aconteceram em paralelo ao evento principal, que é o chamado FuoriSalone. É incrível, a cidade respira arte e design através de seus inúmeros distritos de design realizados em núcleos que incluem prédios históricos, galpões industriais e pátios do século 18. Um banho de cultura e bom gosto.

Nós dos blogs Decore Chic e Lar Doce Casa conferimos tudo de pertinho e vamos mostrar em nossa visão 10 lugares incríveis que conhecemos na semana de design 2017, a escolha foi difícil pois tinha muita coisa boa por lá, vamos compartilhar com vocês, confiram….

decorechic-lardocecasa

Jeh Adan (@decorechic) e Giselle Martos (@lardocecasa)

1 – SALONE DEL MOBILE

Essa famosa feira é a maior vitrine do design no mundo, com 24 galpões e 2 mil expositores em uma área com mais de 270 mil metros quadrados, que atrai mais de 300.000 visitantes de mais de 165 países, é lá onde a industria mundial revela seus produtos e certamente, nortearão as tendências futuras.

DeLightful (Design, Light, Future, Living) quatro conceitos do qual se desenvolveu o tema da 56ª edição do Salone Mobile Milano, mostrando a visão do contemporâneo, conversando com mundo do design e respondendo as necessidades e soluções para questões da vida cotidiana, sintetizada na expressão “luxo primitivo”, uma definição um tanto conflitante, que indica que a volta ao básico pode combinar harmoniosamente com a riqueza de materiais e seduzir o design confortável e leve que acabam sendo os dois protagonistas para 2017.

salone-a-lot-of-brazil
A lot of Brazil – Sofá Under Construcion da marca Brasileira, apontado pelo The New York Times como umas das 4 tendências do Salone.

salone-natuzzi
Natuzzi, Linha Melpot, versatilidade mistura texturas e cores, podendo formar até 49 configurações diferentes.

salone-kartell
Kartell

salone-driade
Driade
As estampas invadem os mobiliarios como no aparador da linha Ziqquarat.

2 – EUROLUCE

Junto com o Isaloni acontece a Euroluce, Salão Internacional de Iluminação, que teve sua 29ª edição bienal, onde apresentou uma série de inovações do mundo da iluminação, focadas principalmente na sustentabilidade, que continua sendo a palavra-chave nos produtos com foco na economia de energia e redução da poluição luminosa e também ganhou destaque produtos flexíveis, ajustáveis e mutáveis, sempre equipados com a mais avançada tecnologia LED.

Aqui alguns dos nossos produtos de iluminação favoritos vistos na mostra deste ano.

euroluce-3
Luminária Eclipse Ellipse – Ingo Maurer
Jogo de luz e sombra. Uma solução perfeita para aqueles que desejam combinar expressão artística e luz funcional em uma de suas paredes.

 euroluce-4
LG OLED – Flexible Module Solution
Com o tema “A Luz da Inspiração”, a LG Display exibiu tecnologia OLED em iluminação, que permitem projetos de iluminação revolucionários e elegantes em painéis luminosos e flexíveis.

euroluce
Lançamento da Knikerboker

euroluce-2
Pelos corredores da EUROLUCE, o estande da marca italiana BOCCI

3 – TOM DIXON

Tom Dixon é um designer renomado no mundo todo, conhecido por seus produtos que variam desde iluminação, mobiliário até acessórios.

Neste ano, na FuoriSalone, apresentou sua linha assinada para Ikea, uma linha adaptável, reciclável, nesse projeto 75 estudantes de design foram chamados para participar do processo criativo da linha que foi desenvolvida para ter um custo mais acessível.

Tom Dixon
Sobre design racional, utilizando a mesma base de sofá com diferentes acessórios, podemos transformar.

4 – MISSONI

Missoni Home, sob a direção de Rosita Missoni, lança sua primeira linha de papel de parede, Wallcoverings01, realizada em colaboração com Jannelli & Volpi, onde o papel de parede leva a imagem fotográfica de um ponto de malha ampliado e junto com padrões tradicionais de Missoni, são imediatamente reconhecíveis com suas linhas e ziguezagues de cores vivas revestindo as paredes, espalhando a imagem da malha através da sala em um padrão contínuo, infinito.

“A sensação de estar envolvido e capturado no fundo da malha”, disse Angela Missoni descreveu esta experiência.

missoni-2Instalação imersiva no showroom na via Solferino em Milão: um projeto destinado a trazer todos os visitantes, no fundo da malha, entrando em um universo Missoni em escala ampliada.

5 – PAOLA LENTI

A hora dos tapetes High Techs é agora, Paola Lenti apresentou sua nova linha em um galpão industrial.

Materiais como, Fibra de Plástico, Tear e tecidos feitos a mão foram apresentados na exposição e encantaram o público que passou por lá.

paola-lentiPaola Lenti
Deixou registrado o uso do verde em todos ambientes, na cerâmica, na textura e mobiliário.

6 – LA TRIENALLI DEL MILANO

O Palazzo dell’Arte é em um dos lugares mais interessantes da cidade na Design Week Milano 2017.

Usando todo o espaço para dizer ao mundo do design em 17 exposições internacionais, entre elas, a nova edição da Triennale Design Museum: “Giro Giro Tondo – Design for Children”, exposição semi-permanente é dedicado este ano ao design crianças e inclui itens de mobiliário, livros e brinquedos feitos desde o século XIX aos dias de hoje.

la-trienalli-1Entrada do Giro Giro Tondo

la-trienalli-2
Instalação Sanlorenzo, The sea in Milan.

la-trienalli-4
Japão Design Week em Milão
Pinturas inspiradas na tradicional Ukiyoe 3D com detalhes.

la-trienalli-5
Una Città Immaginaria, de Abet Laminati

7 – LOUIS VUITTON

Objetos Nômades, mais uma vez participando da semana de Milão.

A coleção foi criada em 2012, com objetos inspirados nas viagens e edições super limitadas.

Ateliê Oï, Maarten Baas, Barber e Osgerby, os irmãos Campana, Damien Langlois-Meurinne, Nendo, Gwenaël Nicolas, Raw Edges, Patricia Urquiola, Marcel Wanders e, mais recentemente, India Mahdavi e Tokujin Yoshioka, foram os designers selecionados para realizar a coleção de 2017.

As peças possuem um trabalho artesanal meticuloso e complexo, cada detalhe carrega o DNA da marca junto com o DNA do Design.

louis-vuitton-4Bomboca Sofa – Irmãos Campana
louis-vuitton-1
Palaver Chair e Swing Chair – Patricia Urquiola
louis-vuitton-3
Swing Boat – Atelier OÏ

8 – SPAZIO ROSSANA ORLANDI

A Galeria é considerada um dos hubs mais criativos do FuoriSalone, localizado em uma antiga fábrica de gravatas, no bairro histórico de Magenta, no centro de Milão.

Em poucos anos, Espaço RO cresceu de um showroom simples em um ponto de encontro famoso por designers internacionais e pensadores criativos onde expõe trabalhos de jovens artistas de várias partes do mundo sob a curadoria de Rossana.

Figura famosa na cidade, a dona do espaço está sempre por lá e é facilmente reconhecida em meio aos visitantes graças a um acessório que virou seu grande símbolo: óculos escuros com armação redonda e branca. Confira o que vimos de mais bacana por lá:

rossana-orlandi-3
Spazio Rossana Orlandi

rossana-orlandi-4
Planet Lamp by @pleasewaittobeseated

rossana-orlandi-2
Ombre Glass chair by Germans Ermics
rossana-orlandi-1
Luminária – Design & Art by OCHRE

9 – HERMÉS

Tradicional e Sofisticada, a marca francesa Hermès também marcou presença em Milão.

A marca começou em uma pequena oficina em Paris, Thierry Hermès fundador da marca vendia acessórios em couro, cresceu e tornou-se referencia no mundo da moda e esse ano surpreendeu com a parte de Mobiliário e acessórios para casa.

hermes-1
Les Curiosités d’Hermès Scarf Cabinet
Acabamento natural acetinado (madeira maciça e folheada) dourado liso e 100% tecido de lã – Design by Studio Hermès

hermesLe Tigre qui fume Plaid – Design by Seulgi Lee

hermes-2Plaid – Cashmere
Handmade fiado e handwoven cashmere com pele de cabra de veludo

10 – MOOOI

A life Extraordinary, em um espaço de 1700m, a Moooi explorou configurações como Hotéis, restaurantes, lobbies, escritórios, casas e bares, todos os ambientes acolhedores e extraordinários.

Em cada ambiente alguma particularidade, seja pelo piso em carpete bem colorido, figuras gigantes de insetos, máxi luminárias, que nos prendia e tomava muita atenção pois era muito rico em detalhes.

moooiMoooi
Com um novo conceito de hospitalidade, convidando os visitantes a aproximarem-se literalmente dos projetos.

A experiência de conhecer Milão de pertinho, não tem preço… Foi algo encantador.

O clima da cidade fica por conta dos 450 eventos que acontecem sem parar, na Brera, Tortona e outros bairros que respiram design.

A feira Isaloni del Mobile praticamente se torna uma parada obrigatória para Arquitetos, Deisgners, Formadores de opinião, já que as novidades são lançadas lá em primeira mão.

Esperamos que vocês tenham curtido nossa matéria e que possam ter sentido essa Vibe de Milão, tanto do Isaloni del Mobile quanto o FuoriSalone que acontece pela cidade toda.

De nossa parte fica o agradecimento a todas as curtidas e comentários, é muito bom ter vocês nos acompanhando durante toda a viagem!

Valeu muito a pena ter vivido essa experiência.

Já estamos sonhando com as novidades de 2018.

Um beijo da Jeh e da Gi!

Você também pode gostar de