Conheça o The Walled Off: um hotel erguido para derrubar muros

Construir muros é um dos temas mais comentados ultimamente. Seja para separar fisicamente um território, uma cultura e até mesmo uma nação, as barreiras causam controvérsia em todo o mundo. Mas do caos pode nascer a arte. E foi exatamente isso que foi feito em um protesto em forma de hotel, uma antologia de críticas sobre o muro que separa Israel e Palestina exatamente onde ele se localiza.

Imagem: The Guardian

A localização não é coincidência: este ano marca os 100 anos desde a tomada britânica do controle da região da Palestina. É também uma área controlada pelo exército de Israel, o que significa que israelitas podem se hospedar, assim como palestinos. Quem assina a obra é Banksy, conhecido mundialmente por suas artes de rua com cunho político, mas deixa claro que o hotel não necessariamente toma partido. As obras falam sobre os dois lados: o palestino e o israelense e, cabe ao público, tirar suas próprias conclusões. O que importa é dar destaque à causa.

Imagem: The Walled Off Hotel

Walled Off significa algo como “uma área que teve seu acesso negado por meio da construção de um muro como barreira”. O que o artista propõe aqui é uma total imersão em sua arte em que cada elemento do hotel é também uma forma de protesto e de desconstrução. Os quartos são divididos em Artist, Scenic, Budget e President. Cada um com sua proposta, indo desde a simulação de um campo de refugiados até um quarto que serviria muito bem de ponto de encontro para políticos corruptos.

Imagem: Casa Vogue

“Eu gostaria de poder chamar todo mundo para vir aqui. Convidar cidadãos israelitas para nos visitar aqui”, diz Wisam Salsaa, o administrador do hotel. “Nós queremos que eles aprendam um pouco mais sobre nós. Porque quando eles nos conhecerem, estereótipos serão quebrados, e as coisas irão mudar”.

Imagem: The Guardian

Cada detalhe do hotel conta uma história. As críticas também se direcionam a temas como o papel da mídia na mediação do confronto, a repressão policial e a divisão territorial sob a ótica britânica. Uma mistura distópica entre cultura, estilos e ideologias.

Imagem: Dezeen

Imagem: The Guardian

Imagem: Walled Off Hotel

Imagem: Walled Of Hotel

Imagem: Banksy

Uma galeria. Um hotel. Uma obra de arte. Walled Off é a prova de que a arquitetura é a única em sua capacidade de incorporar outros tipos de arte para transformar a vida das pessoas de dentro para fora. Uma obra que utiliza de sua própria forma para proporcionar uma viagem pela mente do artista. Uma exploração caótica, incômoda, mas muito engrandecedora.

Você também pode gostar de