ExpoRevestir 2017 por acasa | forma & função

Olá! Esse é nosso primeiro post aqui no Arqblog! Somos a Dani Skubs e o Paulo Capel, do escritório acasa | forma&função e estamos muito felizes com a oportunidade e vamos começar a trazer conteúdo para vocês!

Entre os dias 07 e 10 de março aconteceu, em São Paulo, a 15ª edição da feira Expo Revestir, a maior feira do segmento na América Latina, que reuniu 243 expositores e visitantes de todo o país e até países vizinhos. Visitamos a feira e selecionamos lançamentos e produtos que valem a pena conhecer!

Mas, antes de começarmos queremos deixar aqui a nossa impressão pessoal sobre essa edição da Revestir:

Paulo: o que me chamou bastante a atenção foi a redução da quantidade de papéis e catálogos distribuídos pelos fornecedores, o que é um ótimo indicador de sustentabilidade, assim as empresas priorizaram apenas alguns produtos para investir em impressão. Em tempos de reorganização institucional e mudança de pensamento financeiro e de como abordar os parceiros esta é uma mudança bastante positiva, porque até no escritório conseguimos reduzir a quantidade de papel, já que contamos com os catálogos online, e quando precisarmos da amostra física, basta solicitar ou então irmos a um revendedor.

Dani: Também senti essa consciência dos expositores, em tempos de luta para atravessar a crise econômica e política do país, vimos também alguns stands que se repaginaram, mas aproveitando a mesma estrutura. Sentimos a maioria dos fornecedores bastante focados nos negócios, visando fortalecer a marca e parcerias, muito mais do que investindo em produtos novos. Mas como sempre, encontramos uma feira cheia de produtos de alta qualidade e força no mercado de revestimentos e soluções de acabamentos, que dá respaldo e fortalece nosso trabalho de arquitetos.

Os arquitetos Dani Skubs e Paulo Capel

Lista das novidades 2017

DECA

A Deca trouxe novidades de acabamento, novos produtos e também novas linhas desenhadas por designers renomados, como o Jader Almeida, que criou uma linha completa para uma verdadeira sala de banho. Porém, para nós o que mais chamou atenção em meio a tantos lançamentos foi o chuveiro impresso em tecnologia 3D. Com design provocador e até futurístico, que nos faz olhar algumas vezes e imaginar qual o caminho que a água percorre até sair dele, a Deca conseguiu mostrar uma plasticidade incrível ao simular uma peça inteiriça, totalmente vazada e composta por uma interligação de retângulos com cantos arredondados. A cor preta deixou o chuveiro ainda mais bonito, e deu o recado de que existe muito mais possibilidades além dos metais e acabamentos cromados, padrão mais comum no mercado.

Foto: Francis Leny


Foto: arquivo pessoal

PALAZZO

A Palazzo é uma empresa de revestimentos e sua linha de cimentícios trouxe como novidade na tecnologia de suas massas de composição – a MAIS LEVE, capaz de reduzir o peso do produto em até 35%, o que torna a parede revestida imediatamente mais leve e também afeta positivamente a economia no transporte pelo frete, uma vez que este é orçado de acordo com o peso, além da distância.

Ponto positivo a favor do consumidor e das construções, que passam a ser menos sobrecarregadas após uma reforma. Além disso lançaram também a massa COVERTEC, com toque muito mais suave  e superfície mais lisa, trazendo mais nobreza ao material.

Parede revestida com produtos Palazzo
Foto – portal giz

PORTOBELLO

Revestimentos da linha Indonésia, que reproduzem com perfeição as pedras vulcânicas trazidas da região de mesmo nome. Claro, sabemos que nada vai superar uma pedra verdadeira, mas pensando na sustentabilidade e na competência com que eles reproduziram cor, textura e aparência, viramos fãs deste material!

Foto divulgação – Portobello

DOCOL METAIS

A Docol lançou uma linha incrível com torneiras para cozinha que inserem ozônio à água e são capazes de tirar odores, agrotóxicos e toxinas dos alimentos! A Dani fez o teste e realmente funciona. Amamos!

Foto divulgação – Casa Vogue

PORTO DESIGN

A Porto Design é uma empresa conhecida nossa, então já sabemos do alto padrão de qualidade de seus produtos. Mas neste ano eles nos surpreenderam com o lançamento de uma linha de piso vinílico, a SMART,  que é tão rígido, mas tão rígido que nos enganou direitinho! Afinal, conhecemos diversos materiais, mas este piso parece um revestimento cerâmico devido sua dureza e rigidez, como falamos, mas também por aspectos como textura, opacidade do material, cor e seus tamanhos que são maiores que os tradicionais. Um exemplo é o do padrão madeira, que tem 23,6cm de largura por 1,83m de comprimento!

Outra novidade que nos deixou encantado foram os papéis de parede, com padronagem fora do sério! A linha do adamascado da coleção STACY GARCIA PAPER MUSE, modelo ST6000 é incrível! Já está na lista de desejos.

Papel de parede Porto Design
Foto: Acervo ACASA | forma&função – por Paulo Capel

 

CASTELATTO

A empresa de revestimentos cimentícios trouxe a linha Ecobrick, que tem formato de tijolinhos, mas com textura de pedra. O resultado é lindo como na foto abaixo!

Produtos Ecobrick Castelatto
Foto: Acervo ACASA | forma&função – por Paulo Capel

 

FÓRMICA

A fórmica trouxe esse ano uma super novidade, laminados de alta resistência com diversas estampas, com cores e desenhos incríveis, que são tão precisas quanto papéis de parede (mas os papéis só podem ser usados em áreas secas). A vantagem deste produto da Fórmica é que podem ser aplicados em áreas molhadas, inclusive bancadas de cozinha e banheiro. O produto conta ainda com a exclusiva tecnologia antimicrobiana que inibe o crescimento de fungos e bactérias nos laminados, evitando o mau odor causado por microrganismos. Os formatos são de 3,08m de comprimento por 1,25m de largura e 1,3mm de espessura, com área útil de 3,00m x 1,20m. Amamos!!

Linha Design, lançamento da Formica | Crédito: Foto: Arquivo pessoal Revista AEC


(Foto Divulgação)

Além destes produtos que destacamos, houve um número expressivo de lançamentos de revestimentos 3D, que dão movimento e textura às paredes, o que nos leva a crer que é algo maior que uma simples tendência. Estes revestimentos têm tido ótima aceitação no mercado e ficarão por mais algum tempo em destaque!

 

PORTAS PARA O FUTURO

A exposição PORTAS PARA O FUTURO, criada pelo Marton Estúdio e conteúdo da pesquisa “Life and Style” da agência francesa NellyRodide, e montada e patrocinada pela PORMADE, fabricante de portas, e realização ANFACER, responsável pela Expo Revestir, foi uma instalação incrível que celebra os 15 anos da feira EXPO REVESTIR, nos presenteando com 15 portas que juntas formam uma rosácea. Tivemos a oportunidade de interagir com cada uma delas e ficamos apaixonados pela criatividade de cada montagem que desafia os sentidos cada vez que abrimos uma nova porta! Cada uma trazia ainda um pantone com base em um tema.

“Colorida, cada porta simboliza a ligação entre o presente e o futuro e representa um universo subdividido em quatro drivers: pathfinders, solutionists, luxocrates, contemporaries”, detalha o artista multimídia José Marton, à frente da equipe da Marton Estúdio.

Ao longo da feira vimos ainda diversos stands com convidados e bate-papos com os profissionais, isto é uma iniciativa muito legal, porque leva conteúdo e conhecimento para além do fórum de alta qualidade que a Expo Revestir já é tradicional por realizar. Estas ações mostram que tanto a organização da feira quanto as empresas estão se adaptando a este momento da tecnologia e transmissões ao vivo para potencializar seu alcance e disseminar o conhecimento técnico e de qualidade.

 

FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO

O FÓRUM INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO, contou com presença de diversos ícones da arquitetura, design, decoração e construção, com temas separados por segmentos, porém, todos complementares entre si e em nossa atuação profissional.

Depois de tanta informação que recebemos, nos resta conquistar mais clientes e novos projetos para podermos especificar e utilizar tudo de lindo que vimos lá!

Abraço,

Dani Skubs e Paulo Capel

Você também pode gostar de