A Natureza como elemento arquitetônico

Oi pessoal!!! Hoje vamos falar sobre um assunto bem pertinente nos últimos anos: A natureza como ELEMENTO da arquitetura.

A arquitetura surge da natureza, co-criando formas e espaços, cores e texturas, movimento e solidez. Sua intensa influência para as grandes obras ao redor do mundo trouxe resultados incríveis, como os pilares claramente inspirados no tronco das árvores, da Sagrada Família, em Barcelona, na Espanha, obra-prima de Antoni Gaudí; ou os pilares do Johnson Wax Building, que remetem a forma de um cogumelo, obra de Frank Lloyd Wright, em Wisconsin, nos Estados Unidos.

Fonte: https://goo.gl/OjOMft

Fonte: https://goo.gl/UBtNHv

Além de sua influência, a arquitetura também utiliza da própria natureza como elemento arquitetônico para as obras, projetando em volta de árvores e pedras. Um dos mais famosos exemplos é a Fallingwater House, na Pensilvânia, Estados Unidos, residência também projetada por Frank Lloyd Wright, em 1934.

Projetada sob uma pequena queda d’água, se tornou o projeto mais conhecido de Frank Lloyd, entrando para a lista “lugares para se visitar antes que seja tarde demais” da revista Smithsonian. A Fallingwater serviu como casa de campo para a família Kaufmann até 1963, quando foi doada pela família, e reaberta como museu.

Fonte: https://goo.gl/yFmNAf

Fonte: https://goo.gl/h1wb0T

Um exemplo muito conhecido da nossa terrinha e um clássico da arquitetura moderna, é a Casa das Canoas no Rio de Janeiro, projetada por Oscar Niemeyer para ele mesmo morar, entre 1950 e 1954.

O principal ponto desse incrível projeto é a grande pedra que atravessa as paredes e janelas da casa, e também se desfaz suavemente dentro da piscina, mostra como Niemeyer utilizou a natureza como elemento configurador de seu projeto.

Fonte: https://goo.gl/Wi1Xwj

Fonte: https://goo.gl/UqD8NL

Temos também o restaurante A Figueira Rubaiyat, em São Paulo como outro grande exemplo da natureza como partido arquitetônico, onde a centenária figueira-de-bengala, um dos únicos exemplares no Brasil, emprestando seu nome e criando a identidade, é a protagonista do espaço projetado pelo arquiteto Fernando Inglesias.

Fonte: https://goo.gl/V5iD0A

Já um exemplo mais próximo da região de Piracicaba, é o restaurante O Rancho da Costela, em Santa Bárbara d’Oeste, que também conta com árvores que atravessam seu salão principal, criando um efeito de sustentação da cobertura toda de madeira, e tornando o ambiente muito agradável.

Fonte: https://goo.gl/Yzz8NF

Fonte: https://goo.gl/NqlGFU

Você também pode gostar de