As curvas do Boiserie

Uma forma de emoldurar a parede. Assim pode ser definido a boiserie, elemento em madeira na tradução livre do francês, revestimento típico do século 18 que enche as paredes de charme e estilo com painéis adornados por molduras criando requadros nas alvenarias.

O nome remete à carpintaria, porém ao longo do tempo a técnica sofreu transformações para se tornar mais acessível. Assim, pode ser feita hoje em cimento, gesso e até isopor.

 

Alguns cuidados porém devem ser tomados, ao investir em boiseries de menos resistentes, a preocupação principal deve ser torná-las menos suscetível aos impactos do dia a dia.

Uma saída possível é aplicar tinta acrílica sobre as peças, o que confere mais durabilidade e resistência às molduras.

 

Diferente do modelo consagrado na Europa nos tempos do Rococó (movimento artístico nascido na França, no século 18, que investia em peças rebuscadas e com muitos frisos), a saída atual mais interessante para não sobrecarregar a decoração é apostar em boiseries com design simples.

Os cuidados ao aplicar o modelo francês também devem estar voltados para a altura do pé direito do imóvel. Quanto mais alto as placas e molduras forem instaladas, mais pesado será o resultado na decoração pois estas ficarão mais visíveis.

Boiserie padrão Rococó

Boiserie em linhas modernas

Algumas dicas importantes para o uso do boiserie:

– O elemento já é uma decoração de parede bastante marcante, portanto, em um ambiente com ele não há necessidade de outras paredes revestidas.

– O ideal é que as molduras sejam pintadas da mesma cor da parede. É possível utilizar cores diferentes com pouco contraste mas como as molduras normalmente são estreitas a pintura é complicada e há um risco enorme de ficar mau acabado.

– Projeto é fundamental: a beleza deste detalhes esta na distribuição cuidadosa dos requadros portanto tudo deve ser medido e calculado antes de ir para a parede.

– A emenda dos cantos das molduras deve sempre ser feita em 45º para o acabamento perfeito.

  • Algumas maneiras modernas de inseri-lo nos ambientes modernos:

-Para atualizar esse elemento e quebrar um pouco a formalidade do espaço, inclua peças interessantes e criativas na mesma parede: quadros bem-humorados, pôsteres e até uma instalação inusitada com arandelas.

-Uma parede em boiserie pintada em cores vivas se torna instantaneamente descolada.

-Evite combinar outras texturas ou estampas marcantes com o elemento a fim de evitar poluição visual.

 

Vários fornecedores já disponibilizam as molduras para compra, entre eles:

Gart – www.gart.com.br

Santa Luzia – www.santaluziamolduras.com.br

Imagens: Pinterest

 

Você também pode gostar de