Hortas comunitárias

Há algum tempo nós sabemos sobre as vantagens dos alimentos orgânicos e sobre a preservação do meio ambiente. Uma opção interessante para se aproveitar as áreas comuns do seu prédio ou condomínio e uma forma de educar as crianças para ter uma vida mais saudável e respeitar mais ainda o meio ambiente é a horta comunitária.

A prática de horta comunitária está aumentando muito e muito rápido nos últimos anos no mundo inteiro. Inclusive no Brasil. Nosso país tem um clima ótimo e como disse Pero Vaz de Caminha em sua carta: Em se plantando, tudo dá.

Para iniciar uma horta comunitária no seu prédio ou condomínio é imprescindível que a ideia seja aprovada na assembleia. Determinar o lugar, investimento e quem vai cuidar da horta são os pontos mais importantes para ser discutido durante a reunião dos condôminos.

E não se engane, muitos dos seus vizinhos vão adorar a ideia. Às vezes só o fato de apresentar a ideia na assembleia é o pontapé que faltava para as pessoas se interessarem. O objetivo da horta é ser comunitária, ou seja, ter bastante gente envolvida no projeto, inclusive as crianças. O contato com a natureza é muito importante para as crianças e ter uma horta no condomínio é uma opção barata para fazer algo totalmente conectado com a natureza e, ainda, se conectar com seus vizinhos.

Porém é muito comum que seja contratado um jardineiro ou uma empresa especializada para cuidar da horta 2 ou 3 vezes na semana.

E quando chegar a hora da colheita, uma das ideias mais legais é fazer kits com os produtos para os condôminos. Todo mundo vai adorar um pacotinho com produtos fresquinhos e orgânicos que foram cuidados por eles mesmos.

Gostou da ideia? Entre em contato com os nossos parceiros clicando aqui e prepare um projeto de horta para o seu condomínio. Semana que vem vamos dar dicas de como fazer uma horta particular.

Você também pode gostar de