3 dicas para melhorar a divulgação de projetos
Repensar o formato do negócio é uma estratégia de sobrevivência para as empresas que desejam se destacar no mundo novo da economia colaborativa. Já ouviu falar nesse conceito?
Não? Então confira, neste artigo, como funciona a economia colaborativa e algumas dicas para melhorar a divulgação de projetos!
O que é a economia colaborativa
Imagine-se como um consumidor que acabou de comprar um lote para construir a casa dos sonhos e deseja serviços de móveis planejados. Você precisará de profissionais e materiais, e o caminho natural seria contratar um engenheiro, um arquiteto e dedicar horas de peregrinação por lojas e fornecedores de material de acabamento e decoração, certo? Com a economia colaborativa, tudo isso é simplificado!
A premissa da economia colaborativa é conectar quem precisa de algo com quem oferece esse serviço. Para isso, são utilizadas plataformas tecnológicas que agregam fornecedores, profissionais e clientes.
Nesses espaços virtuais, fornecedores divulgam seus produtos, profissionais apresentam seus projetos e clientes localizam tudo o que precisam para concretizar algum plano de consumo. Esses três atores têm em comum a possibilidade de utilizarem a plataforma também para se inspirar, ampliar seus conhecimentos e abrir novos horizontes em relação ao tema.
Outra característica desse novo modelo é o investimento em divulgação em mídias alternativas. Isso porque, se o modelo é baseado em novos paradigmas de interação entre os envolvidos, inserir divulgação apenas nas mídias tradicionais ou digitais pagas (como consagra o marketing outbound) não é o mais eficiente. Além de ser mais caro, não condiz com a proposta de alta penetração junto ao público atual, antenado às novas tecnologias e tendências de mercado.
Essa forma de divulgação aproxima as pontas do processo e aumentam o potencial de fechamento de negócio entre as partes envolvidas. As empresas que já entenderam que ter uma vitrine virtual é o novo caminho do marketing precisam estar atentas a algumas dicas e novos conceitos para melhorar a divulgação de projetos.
Algumas formas de melhorar a divulgação de projetos
1. Invista em marketing digital
De forma simplista, o marketing digital contempla estratégias aplicáveis ao universo da internet. São ações de comunicação de uma empresa para divulgar e vender seus produtos e serviços, além de ampliar o seu relacionamento com os clientes.
Na prática, as linhas mestras do marketing permanecem, porém, com as adaptações para atrair gerações Y e Z, a clássica segmentação do público se torna ainda mais forte. Por meio de técnicas de estruturação de personas (arquétipos do cliente típico, com suas características, desejos, problemas e aspirações) isso incrementa a efetividade das ações planejadas.
2. Entregue conteúdo de qualidade na web
O conteúdo é um dos pilares do marketing digital e está relacionado ao inbound marketing (no qual clientes são atraídos e fidelizados por meio de conteúdos do seu interesse). O foco é se estabelecer em ambientes digitais e se tornar referência diante do público da empresa, por exemplo, por meio de um blog corporativo.
Esse espaço poderá se consolidar a partir da disponibilização de textos, dicas, vídeos, e-books e infográficos que auxiliem o público em situações diversas, como planejamento de projetos, busca de fornecedores, comparação entre materiais e equipamentos, experiência de outros consumidores que comentam os posts.
3. Ocupe espaço nas redes sociais
Não é mais novidade que Facebook, Instagram, Youtube, Google+, Twitter e Pinterest são mais do que redes sociais: são espaços propícios à consolidação da imagem de uma empresa e aproximação com seu público. Cada rede social possui suas características e é relevante entender o propósito de cada uma para explorá-las de maneira positiva.
Com as novas mídias e metodologias voltadas para a era digital, colocar clientes em contato com marcas e profissionais depende menos da publicidade focada em anúncios e mais do relacionamento, que se fortalece com o compartilhamento de conhecimentos. Foi com esse intuito que surgiu o ArqFashion, uma plataforma feita de arquitetos para arquitetos, que leva em consideração todas as singularidades da profissão.
Hoje, é preciso entender que hoje as pessoas buscam não só consumir produtos e serviços. Elas anseiam por empresas e profissionais presentes em diversos momentos da sua vida, oferecendo soluções em plataformas e canais acessíveis e atualizados.
Ficou com alguma dúvida sobre a divulgação de projetos? Deixe o seu comentário!