4 estratégias de inbound marketing para um arquiteto

Estrategias Inbound Marketing para Arquiteto

O inbound marketing, técnica que faz muito sucesso no exterior e que está sendo cada vez mais adotada por empresas e profissionais liberais aqui no Brasil, é uma grande arma para arquitetos que querem atrair clientes com a ajuda da internet.

Em suma, o inbound marketing consiste em atrair possíveis clientes por meio de uma divulgação natural e não invasiva dos seus produtos ou serviços. Ou seja, a estratégia serve para solucionar os problemas do consumidor. E como é que isso funciona?

Se você quer competir em igualdade com os grandes profissionais, confira este texto e saiba como aproveitar essa tendência.

Textos em blog

Você já tem um blog? Se a resposta for não, corra para criar um. Respondeu sim? Então é melhor conferir se ele está otimizado para dispositivos mobile, como smartphones e tablets. Sério, não deixe de conferir isso!

E por que você precisa de um blog? Um dos principais pontos do inbound marketing é o conteúdo. Para atrair possíveis clientes com naturalidade, é importante usar informações e dicas relevantes, que façam parte dos interesses daquele público.

Quais são as maiores dúvidas que os seus clientes possuem? Que tipos de dicas você poderia dar para ajudá-los? Não seria difícil, por exemplo, que alguém que está procurando por móveis planejados ou design de interiores cogite contratar os serviços de um arquiteto, não é mesmo?

Sendo assim, crie textos que respondam às dúvidas mais pesquisadas e, sempre que possível, mostre ao público informações importantes, que ele nem mesmo sabia que precisava. A partir daí, um relacionamento será criado entre o público e o arquiteto, aumentando suas chances de fechar negócio.

E-book

Há quem tenha paciência ou tempo para procurar diferentes tópicos pela internet, mas quem não se encaixa nessas duas características precisa de uma solução mais rápida.

Os e-books, os famosos livros digitais, reúnem as informações mais importantes sobre um tema específico ou geral em um só material, e permitem que o seu público receba tudo em um só pacote.

O mesmo conceito dos textos se aplica aos e-books, com a diferença que, geralmente, as pessoas precisam registrar seus e-mails para receber o livro, ou seja, você dá informações úteis e recebe em troca os contatos do público!

Uma boa dica para quem quer trabalhar com e-books é abusar da especificidade. Alguns exemplos:

  • 10 dicas para planejar a sua cozinha.
  • Tudo sobre como construir sua própria horta em apartamento.
  • Móveis planejados: como escolher?

Trabalhar com nichos é a melhor opção para ter certeza de que o e-book agradará o seu público.

Webinars

O segredo, como você viu, está em tirar dúvidas e passar informações relevantes para o seu público. Com os webinars, você também pode fazer isso, mas agora é ao vivo. Um webinar é, basicamente, uma palestra on-line em que você apresenta um tema e reserva um tempo para responder às dúvidas do seu público.

Essa ferramenta transmite mais confiança ao público, que tem a oportunidade de ver como você se saiu ao responder perguntas ao vivo, o que pode significar mais negócios fechados.

Explore temas como móveis planejados, fale sobre cores, os ambientes ideais para colocá-los, decoração desse tipo de mobília, etc. Existem muitos tópicos que podem ser abordados!

Infográficos

Infográficos reúnem imagens chamativas e dados importantes ou curiosos sobre determinado tema, e é exatamente isso que os transforma em um ótimo material de compartilhamento. Muitas pessoas podem abrir um texto e deixar a leitura para depois, mas, dificilmente, isso ocorrerá com um infográfico.

Como arquiteto, é possível usar esse formato para explorar, de forma lúdica, algumas curiosidades e dados sobre um tema, como hortas em ambiente urbano ou o passo a passo de algum processo, como a montagem de uma das áreas da casa. Trabalhar com infográficos vai te ajudar a ganhar mais compartilhamentos nas redes sociais para expandir o seu nome.

Quer saber com mais detalhes como usar o inbound marketing para arquitetura, principalmente, no caso de móveis planejados? Então deixe o seu comentário!

Você também pode gostar de