5 dicas para formar um escritório de arquitetura de sucessso

Dicas para um escritório de arquitetura de sucesso

Montar um escritório de arquitetura de sucesso envolve uma série de cuidados, que vão desde a elaboração de um Plano de Negócios consistente até a atenção aos detalhes na decoração e na programação visual da empresa.

Neste post, vamos falar desses cuidados, mostrando algumas dicas que, se seguidas, garantirão o sucesso da sua empresa! Portanto, se você quer ter aquele escritório conceituado, cujos projetos constituem o sonho de consumo de muita gente e os clientes vivem recomendando os serviços, continue acompanhando!

Pesquise sobre o mercado de trabalho

Antes de montar o seu escritório de arquitetura, faça visitas aos seus concorrentes, procurando identificar seus pontos fortes e fracos. Converse com profissionais da área, visite feiras e eventos do setor, e reúna o maior número possível de informações sobre seu mercado. Depois, analise-as com o objetivo de encontrar nichos não atendidos e oportunidades de negócios.

Escolha a sua área de atuação

Um escritório de arquitetura oferece serviços que vão desde a consultoria e o desenvolvimento de projetos arquitetônicos até a coordenação de obras e o planejamento urbano. Ou seja, tem um amplo campo de atuação. O ideal é que você defina um foco, especialize-se em uma área, e seja capaz de dominar as habilidades, os conhecimentos e as ferramentas para atender plenamente um determinado mercado.

Um portfólio de projetos é uma ferramenta poderosa de divulgação de seu trabalho. Dessa forma, crie um portfólio de arquitetura para que seus clientes possam ter acesso aos trabalhos que você já desenvolveu.

Crie uma estratégia para competir

Esse é um mercado extremamente concorrido pois, além dos demais arquitetos, você terá que concorrer com engenheiros, decoradores, designers de interiores, construtores, etc. Sendo assim, tenha um cuidado especial na elaboração de uma de estratégia de competição. Pode ser uma estratégia de diferenciação, a opção pelo atendimento a um nicho específico ou a prática de preços especiais.

Se a sua opção for pelo atendimento a um nicho específico, atente-se para que ele seja grande o suficiente para garantir a sustentabilidade do seu escritório. Você pode se especializar em arquitetura residencial ou de interiores, administração de obras, gerenciamento de projetos ou projetos especializados — projetos luminotécnicos, criação de identidade visual para empresas de varejo, etc.

Escolha uma localização estratégica

Para escolher a localização do seu escritório, leve em consideração os seguintes fatores: área geográfica, o perfil dos seus clientes e a concorrência. O local deve ser de fácil acesso, e a estrutura física deve garantir o conforto dos seus clientes.

Você pode, inclusive, optar pelo home office, mas lembre-se que, no seu ramo, o escritório de arquitetura é uma das principais vitrines do seu trabalho. Capriche na comunicação visual do seu espaço e estenda os mesmos padrões para seu cartão de visita, placas nas obras, papel timbrado e impressos em geral. Assim, você cria uma identidade visual, divulga e consolida sua marca.

Diferencie-se dos concorrentes

É interessante que você crie uma identidade estética. Publicar artigos ou participar de eventos do setor também agregarão valor ao seu trabalho. Seu escritório pode se diferenciar também pela estrutura física e, principalmente, por um atendimento de qualidade.

Ficar por dentro das tendências é item obrigatório para quem deseja fazer sucesso nesse mercado. Por isso, acompanhe as notícias do setor, fique de olho nas redes sociais e treine o seu olhar para observar o entorno.

Finalmente, a dica mais importante: você já percebeu a importância das redes sociais para qualquer negócio, não é? O que você não sabia é que existe uma rede específica, que conecta quem produz arquitetura com quem vai construir, reformar ou simplesmente buscar inspirações: é a ARQFASHION. Profissionais, projetos, fornecedores e produtos, tudo em um só lugar! Que tal dar uma olhada?

Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário!

Você também pode gostar de