5 erros ao divulgar um projeto de arquitetura nas redes sociais

Erros ao divulgar um projeto de arquitetura nas redes sociais

Divulgar seu projeto de arquitetura nas redes sociais é fundamental nos dias de hoje, visto que as pessoas estão cada vez mais com seus smartphones em mãos, interagindo com outras pessoas, pesquisando sobre o que precisam e procurando por novidades e temas que se interessam.

No entanto, é preciso tomar cuidado ao realizar um trabalho de marketing digital nas redes para não queimar a sua imagem. Por isso, elaboramos uma lista com 5 erros que você deve se atentar para não cometer ao divulgar seu projeto de arquitetura. Confira!

1. Ter um perfil pessoal e não profissional

Principalmente profissionais liberais costumam criar um perfil pessoal no Facebook e divulgar seus trabalhos por lá. Algumas redes sociais, como o Facebook, possuem espaços específicos para empresas e profissionais, que são as páginas. Portanto, não confunda o pessoal com o profissional!

Tenha um perfil pessoal para explorar o networking, mas crie também uma página (fanpage) que será administrada via perfil, divulgue seu trabalho e compartilhe a postagem da página no seu perfil. Além disso, você pode convidar as pessoas do seu perfil para curtirem a sua página.

Isso é necessário por vários motivos: primeiro porque o Facebook pode punir o uso de um perfil com fins profissionais e excluir sua conta. Segundo, porque a página oferece funcionalidades que são interessantes a nível profissional, e além disso, na página, é possível fazer o monitoramento do desempenho das postagens e criar anúncios pagos — que te darão mais alcance e visibilidade.

2. Não estabelecer um cronograma de postagens

Quanto mais postagens e mais ativo você deixar seus canais nas redes sociais, mais chances de ser visto você terá. Não fique muito tempo sem postar nada. Elabore um cronograma com as datas de postagens, o tema e o conteúdo.

Uma dica é intercalar postagens com temas diferentes e sempre procurar responder às dúvidas do seu público, oferecendo conteúdos que são como uma solução às questões levantadas pelas pessoas que seguem a sua página.

3. Deixar comentários e mensagens sem respostas

Não ignore seu público: esteja atento a qualquer movimentação que ocorrer nas suas redes. Mensagens devem ser respondidas o mais breve possível, assim como os comentários, que, mesmo que não sejam perguntas, podem ser respondidos com outro comentário, estimulando a interação e o relacionamento com seus seguidores.

Além disso, a gentileza nas postagens e nos comentários pode transmitir uma imagem de um profissional disponível, atencioso e que valoriza a opinião dos clientes. A relação de confiança começa a ser construída desse modo.

4. Não investir em campanhas patrocinadas

As postagens orgânicas (que não são pagas) são importantes para a movimentação do seu canal. No entanto, elas possuem um alcance bastante limitado. Para ser visto por um público maior, é preciso investir em campanhas pagas.

Mas não fique preocupado com gastos excessivos! Nas redes sociais, é possível conseguir bons resultados com um orçamento relativamente baixo — se comparadas a outros tipos de mídia.

Além disso, na elaboração de uma campanha, você já define o quanto quer gastar e de que forma. A mais usada é pagar apenas quando um usuário clicar no link ou no botão de chamada do seu objetivo, como curtidas na sua rede ou direcionamento para o seu site, por exemplo. Se não houver conversão, não há pagamento.

5. Negligenciar os relatórios de desempenho

As redes sociais que possuem um espaço exclusivo para profissionais e empresas, como as fanpages do Facebook, têm uma área de administrador com informações bastante ricas a respeito da movimentação e do desempenho da sua página.

É possível que você organize para que os relatórios sejam gerados com as informações mais significativas em relação aos seus objetivos. Alguns dados importantes e que você não pode deixar de lado são referentes ao alcance e à interação com suas postagens (veja quais dão melhores resultados e explore o tema), perfil do público da sua página (gênero e idade), horários para postar e que possibilitam um maior alcance, dentre outras informações.

O trabalho nas redes sociais para divulgar um projeto de arquitetura pode render resultados bastante significativos. Ficou interessado no assunto? Então confira este artigo com 5 tecnologias para divulgar seus projetos de arquitetura!

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