5 livros para arquitetos que todo profissional deveria ler e ponto

Um dos segredos para ser um profissional de sucesso é nunca parar de estudar. Isso significa tirar um tempinho no seu dia a dia para descobrir mais não apenas sobre as novidades, mas também sobre a história e a visão de outros profissionais de sucesso sobre a sua área.

Uma forma bem simples de aprender e abrir ainda mais a sua mente, tornando-se um profissional melhor a cada dia, é por meio da leitura de bons livros. Por isso, confira agora uma lista com 5 livros para arquitetos que todo profissional deveria ler!

1. A arte de projetar em arquitetura, de Ernst Neufert

Arte de Projetar Arquitetura

A obra do arquiteto alemão Ernst Neufert, publicada em 1936, é considerada a bíblia dos profissionais da arquitetura, por isso, se você não leu ainda, providencie já! Esse livro oferece uma ampla noção de dimensionamentos e de técnicas de construção, servindo como um verdadeiro manual para auxiliar o arquiteto na hora de projetar desde a fundação até o telhado de uma construção.

No livro o leitor encontra de forma sistemática as normas, os fundamentos e as prescrições sobre edifícios e recintos, exigências de programas e suas relações espaciais, além de dimensões sobre prédios, estâncias, locais, utensílios e instalação, utilizando-se do ser humano como medida e objetivo.

2. Tudo sobre a casa, de Anatxu Zabalbeascoa

Tudo sobre a casa

Na obra de Anatxu Zabalbeascoa encontramos a narrativa de uma crônica encantadora dos fatores que levaram à evolução da casa e dos hábitos domésticos das pessoas. Partindo de uma análise antropológica e social, o livro conta a história dos diversos espaços da casa, levando em consideração a vida privada, a tecnologia e — é claro — a arquitetura, para nos revelar como o nosso próprio cotidiano evoluiu junto com a casa.

Nas páginas de “Tudo sobre a casa” você encontrará, além de Le Corbusier e Chippendale, o estilo dos impérios e os incríveis jardins suspensos da Babilônia, os decoradores e inventores, os nobres, os burgueses, os monarcas, os políticos e também o estilo dos camponeses!

Essa é uma excelente leitura para os arquitetos e para os designers de interiores, porque é compreendendo a evolução que houve até aqui que se pode prever as novas tendências e compreender as evoluções que estão por vir.

3. Urbanismo ecológico, de Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty

Urbanismo Ecologico

Esse livro tem uma abordagem do urbanismo sob uma perspectiva ecológica, mostrando uma forma prática e criativa de enfrentar a realidade das cidades e, dessa forma, consiste em uma proposta determinada pela consolidação definitiva desse conceito inovador chamado “urbanismo ecológico” por meio da compilação de diversos textos chave a respeito do assunto.

É muito interessante que todo profissional de Arquitetura e Urbanismo inclua esse livro em sua leitura, pois os temas sustentabilidade, ecologia e inovação estão muito fortes atualmente e a tendência é que esses assuntos ganhem cada vez mais espaço no ramo da arquitetura. E, quanto mais cedo o profissional estiver familiarizado com o assunto, melhor para sua carreira.

4. Urban Sketching – guia completo de técnicas de desenho urbano, de Thomas Thorspecken

Urban Sketching

Nesse livro você pode conferir uma série de técnicas para tornar seus desenhos urbanísticos cada vez mais incríveis! O autor abordas desde os princípios mais básicos do desenho até as questões mais especificas da crônica urbana ilustrada, além de analisar as técnicas e recursos expressivos utilizados por diversos ilustradores, desenhistas e outros artistas gráficos, oferecendo uma verdadeira infinidade de segredos e conselhos para que o arquiteto se familiarize ainda mais com o desenho urbano e o universo que o abrange.

Como a arte de desenhar é extremamente importante para os arquitetos, esse é um livro que não poderia faltar na sua lista de leitura.

5. Arte Moderna, de G.C. Argan

Arte Moderna

Apesar dessa obra não ser restrita ao ramo da arquitetura, esse livro pode ser muito utilizado para consultas na hora de desenvolver um projeto. Como o tema é muito abrangente, você poderá conferir as diversas áreas que influenciaram a arquitetura e que hoje fazem parte da história da arte — que é muito importante ser conhecida pelos arquitetos e designers.

Gostou das nossas indicações de livros para arquitetos? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Você também pode gostar de