5 softwares para projetos de arquitetura que você precisa conhecer

Softwares para Projetos de Arquitetura

Arquitetos e decoradores brindam a cada nova tecnologia lançada no mercado para facilitar o trajeto entre seu talento criativo e os projetos e as maquetes que clientes precisam ver e aprovar. E nesse contexto, os softwares para projetos de arquitetura estão cada vez mais surpreendentes.

Para um esboço rápido, uma análise da estrutura atual e outras demandas urgentes, os aplicativos para arquitetura podem facilitar muito, mas para uma criação completa e formal, o ideal é utilizar um software de projetos de arquitetura profissional e completo.

Quer saber quais são os softwares mais incríveis e completos para os projetos de arquitetura? Então confira nossa lista!

Softwares para projetos de arquitetura tradicionais

Autodesk Autocad

Autodesk Autocad

Talvez esse seja o software mais conhecido pelos profissionais dos escritórios de arquitetura por sua ampla utilização e importância. Em função disso, o Autodesk Autocad é uma referência no mercado entre os profissionais, e a interface e os comandos são familiares.

Porém, ele é generalista, ou seja, não é específico para a arquitetura, e exige um tempo de desenho maior, já que todas as etapas do projeto devem ser feitas separadamente, como a planta, os cortes e as fachadas, por exemplo.

Como ele é um CAD (entidades gráficas por coordenadas), toda vez que é feita uma modificação, são necessárias diversas outras (de forma manual) para a adequação.

 

Autodesk Revit

Autodesk Revit

O Revit é um BIM (Building Information Modeling), em que todas as etapas do projeto estão conectadas e modeladas em 3 dimensões. Por consequência, qualquer modificação em uma das etapas é automaticamente atualizada nas demais.

A interface é parecida com a do Autocad (por ser do mesmo desenvolvedor), mas esse software tem melhorias voltadas para a arquitetura que permitem evoluir um mero projeto para um protótipo em dimensões reais e precisas, que permitem o cálculo correto do orçamento da obra.

O Revit tem um custo maior que o Autocad padrão, e muitos escritórios ainda utilizam e corrigem alguns dados do Revit pelo Autocad.

 

Archicad

Graphisoft Archipad

O Archicad permite projetos CAD e BIM, e é considerado um dos mais completos do mercado por esse motivo, além de ser mais rápido e possuir comandos mais simples que o Revit, por exemplo.

A profundidade dos projetos Archicad também é muito melhor do que seus concorrentes.

 

Softwares para projetos de arquitetura menos conhecidos

Também são amplamente utilizados, têm bom suporte e níveis de complexidade diferentes, mas são menos conhecidos do que os três primeiros.

Myvirtualhome

MyVirtualHome

A parte gráfica do Myvirtualhome agrada muito os clientes, pois é de fácil compreensão. É um programa que trabalha com ambientes já prontos, mas com possibilidade de configurar proporções das paredes e mudar móveis a partir de uma coleção completa de decoração.

Ele não permite salvar fotos dos ambientes montados, ou seja, fazer screenshots, mas é um dos softwares mais simples de se trabalhar — e tem ótimos efeitos 3D.

 

IKEA Home Planner

Ikea Home Planner

O Ikea Home Planner conta com quatro abas na área de criação: planta, planta com detalhamento de objetos, visualização em 3D e uma com orçamento dos objetos e móveis usados no projeto. Nessa última, os dados são usados a partir do catálogo da loja on-line da IKEA.

Tem uma interface simples, uma utilização fácil para profissionais da área e um nível de detalhamento incrível, permitindo a mudança de cores de pequenos detalhes da decoração.

Conhecer os softwares para projetos de arquitetura mais tradicionais e os menos comuns é uma estratégia para melhorar suas apresentações para os clientes. É preciso entender que, apesar da fama dos bons arquitetos, os clientes desejam ver o projeto da forma mais simples e clara possível.

 

Então, que tal aquecer suas redes sociais agora? Compartilhe este post e pergunte aos seus colegas arquitetos qual é o melhor BIM na atualidade!

Você também pode gostar de