6 dicas de sucesso para quem está começando a carreira de arquiteto

Criatividade, bom gosto, ousadia, visão artística. Se você se identificou com cada uma dessas características, é sinal que você escolheu a profissão certa. Porém, para fazer sucesso na carreira de arquiteto, é necessário ir além dessas qualidades e apresentar diferenciais para o mercado.

Se você está começando a carreira de arquiteto, com certeza deseja se destacar e transformar o seu nome em uma referência para a área. Então prepare-se, pois selecionamos seis dicas que podem garantir seu lugar ao sol. Confira!

1. Aperfeiçoe suas habilidades

Veja sua formação como um ponto de partida, e não como um território conquistado. Para se destacar, é preciso estudar continuamente, fazer cursos de especialização e pós-graduação.

Vá além dos esforços feitos pela maioria. Batalhe para se tornar o número 1 na sua área de atuação. Pode parecer pretensioso, mas sem uma visão ousada, o profissional pode se acomodar e jamais chegar a explorar todo o seu potencial.

2. Desenvolva um estilo único

Quando um arquiteto oferece ao cliente o que qualquer outro faria, ele vai optar pelo preço menor. Simples assim! Por isso, para conquistar o cliente e agregar valor ao seu trabalho, é preciso que ele enxergue um diferencial, algo que ele jamais encontraria em outro lugar.

Como artista, estabeleça diferenças entre seus traços, estilo e as opções encontradas no mercado. Desenvolva habilidades únicas e mostre como elas o tornam um profissional melhor.

3. Inspire-se em várias fontes

Como em todo trabalho de natureza criativa, o contato com diversas manifestações artísticas e culturais gera fontes permanentes de inspiração, que resultam em um desempenho diferenciado.

A arquitetura é mais uma das muitas manifestações da cultura e dos valores de uma sociedade e, portanto, conhecer as produções disponíveis nos teatros, cinemas e museus é fundamental para renovar as ideias.

Por isso, beba de diversas fontes. Leia muito e viaje. A repercussão dessas atividades no seu trabalho será notória.

4. Estabeleça contatos

O networking é uma das principais ferramentas para se tornar reconhecido e indicado no meio. Procure conhecer os arquitetos atuantes na sua região, e filiar-se a uma associação ou entidade profissional.

A realização dos seus projetos exigirá a escolha de produtos e fornecedores diversos. Certifique-se de que conhece não apenas a comunidade de arquitetos do seu local, mas também os profissionais de áreas relacionadas.

Outra forma de criar uma rede de contatos é participar de eventos. Congressos, workshops, palestras e exposições são ótimas maneiras de encontrar profissionais da área e de segmentos afins.

5. Saiba se relacionar com o cliente

O trabalho do arquiteto atende as necessidades do cliente. Por isso, ser profissional inclui ouvi-lo atentamente, compreender suas expectativas e saber como se relacionar com ele.

Bons resultados serão obtidos apenas por meio de um contato realmente produtivo. Como o cliente geralmente não tem o domínio sobre o assunto, seja paciente e mostre a ele várias opções, permitindo a discussão sobre as vantagens de cada uma delas.

Lembre-se sempre de que, em um projeto, todos os envolvidos precisam ser esclarecidos sobre o trabalho que será realizado e a atividade que cada um vai desempenhar. Clareza durante a negociação evita insatisfação!

6. Divulgue seu trabalho

Um belo projeto arquitetônico encanta os olhos, e os seus podem produzir esse deslumbramento de diversas formas, alcançando novos públicos.

Com a popularização das redes sociais, é perfeitamente possível divulgar suas realizações, tornar-se conhecido e captar novos clientes. Mas para isso, procure ir além dos meios tradicionais.

Atualmente, existem canais de negócios específicos que conectam os profissionais da arquitetura com seus potenciais clientes e fornecedores.

A Arqfashion, por exemplo, é uma rede de ideias que integra em um site social os amantes desse universo de beleza e sofisticação, sejam eles profissionais ou contratantes. Assim, você pode ser notado pelo público certo, resultando em oportunidades de negócios e reconhecimento no meio.

Pronto para iniciar sua carreira de arquiteto e batalhar pelo sucesso e reconhecimento que o seu talento merece? Então prepare-se para aprender e evoluir!

E tem mais: se você gosta de facilitar a vida e gostaria de receber ideias e sugestões diretamente no seu e-mail, assine agora mesmo a nossa newsletter e não perca nenhuma novidade!

Você também pode gostar de