6 erros cruciais que podem destruir sua campanha publicitária

Hoje em dia, existem muitas maneiras de fazer uma campanha publicitária — principalmente porque além dos meios de comunicação tradicionais como banners, outdoors e panfletos, por exemplo, temos estratégias mais interativas à disposição, como é o caso do marketing digital.

Acontece que a internet é tão acessível que muitas vezes pode causar a falsa ideia de que é fácil criar uma campanha. Diante disso, falhas aparentemente banais passam despercebidas e podem prejudicar o sucesso do seu investimento.

Por isso, tão importante quanto saber fazer é saber o que não deve ser feito. Pensando nisso, criamos este post. Aqui, você confere 6 erros que podem destruir a sua campanha publicitária. Acompanhe!

1. Não definir o target do projeto

Uma das etapas principais de qualquer campanha publicitária é definir o público-alvo. Seu produto pode ajudar quem? Se não houver um foco, dificilmente o objetivo da campanha será alcançado. Ao trabalhar nessa definição e conhecer bem os seus clientes, você terá condições de se comunicar diretamente com eles.

2. Não escolher bem a mensagem da campanha publicitária

A mensagem publicitária deve interagir com o seu público. Por isso, conhecê-lo é tão importante. Além disso, é necessário analisar os objetivos da campanha e outros detalhes do briefing para comunicar com eficácia e atrair o consumidor que, de fato, vai se interessar pelo seu produto.

3. Comprar leads

Na internet é possível comprar pacotes com centenas de endereços eletrônicos para o envio de e-mail marketing, no entanto, isso é um erro. Essa prática é conhecida como spam: quando as pessoas não autorizam o recebimento das mensagens. Os resultados são os piores possíveis: o e-mail da sua empresa começa a ser ignorado e isso gera um impacto negativo para a sua marca.

4. Não ter uma equipe capacitada

Muitas empresas, acreditando que estão reduzindo gastos, não se preocupam em contratar pessoas qualificadas para trabalhar o marketing, e a organização não se desenvolve como deveria. Para alcançar os objetivos de uma campanha, é importante ter uma equipe antenada, experiente e com ideias inovadoras.

5. Não mensurar os resultados

Hoje, a maior vantagem das campanhas publicitárias é a possibilidade de mensurar os resultados das ações que estão em andamento em tempo hábil de fazer intervenções. Desprezar isto é como regredir décadas ou tentar acertar um alvo com os olhos vendados. Sempre acompanhe as taxas de abertura dos e-mails enviados, a quantidade de acesso dos posts, os anúncios orgânicos e pagos, e teste tudo para saber o que converte mais.

6. Não buscar o próprio diferencial

Copiar as mesmas estratégias que a concorrência está criando só atrapalha quem deseja se destacar do mercado. Procure identificar o que a sua empresa tem como diferencial e aponte os holofotes para ele. Dessa forma, você poderá chamar a atenção do seu público com uma identidade cultural própria e verdadeira.

Aprender o que não deve ser feito é o primeiro passo para evitar erros em uma campanha publicitária. Reúna sua equipe e gaste o tempo que for necessário no planejamento, pois as ideias apresentadas e a experiência de outros profissionais serão muito úteis nesse processo.

A sua empresa já sofreu com alguns desses erros? Como você conseguiu se recuperar? Deixe um comentário!

Você também pode gostar de