A importância da comunicação visual bem aplicada na arquitetura

Responda para si mesmo: são as partes isoladas por si só ou o aspecto visual como um todo que chama mais atenção nos lugares em que você frequenta?

A verdade é que os conjuntos de cores, formas e utilização de materiais corretos nos instigam muito mais que pequenos espaços isolados e desconexos. Por isso, a comunicação visual na arquitetura se mostra cada vez mais importante.

Mas, afinal, o que define a comunicação visual? E como ela pode ser aplicada na arquitetura? É isso o que veremos a seguir. Confira!

O conceito de comunicação visual

A comunicação visual está relacionada com a parte visível do ambiente, com tudo o que se comunica visualmente com quem circula no local. Setorizar espaços, identificar pontos e organizar fluxos são algumas formas possíveis de aplicar a comunicação visual na arquitetura.

Todas essas funções devem ser trabalhadas de forma prática e funcional. Assim, é possível atender às necessidades do ambiente sem quebrar a sua harmonia.

A comunicação visual em ambientes comerciais

Em qualquer projeto de arquitetura, a comunicação visual é importante, afinal, é um dos meios pelo qual nos comunicamos e memorizamos os locais, criando lembranças.

Contudo, em ambientes comerciais, esse tipo de comunicação se torna ainda mais importante. O motivo? É uma ferramenta a mais para atrair a atenção de possíveis clientes, além de tornar o ambiente harmônico e agradável.

Nos estabelecimentos comerciais, a comunicação visual pode ser encontrada nas fachadas e nas placas de sinalização internas e externas, por exemplo. Para que seja identificada, basta que se olhe ao redor.

Como é feito um projeto de comunicação visual

Um bom projeto procura as melhores soluções unindo a arquitetura e o design. O objetivo é ter uma valorização visual, agregando valor à marca da empresa sem deixar de respeitar as necessidades do ambiente.

E para que o objetivo seja alcançado, o projeto de comunicação visual deve sempre estar conectado ao projeto de arquitetura. Pode parecer um simples detalhe, mas a união desses dois projetos propõe como resultado um espaço que se comunica melhor com as pessoas em todos os aspectos.

Afinal, os elementos do espaço precisam estar em sincronia. Sabe aquela sensação de que tudo combina? É isso o que é transmitido quando um bom projeto de comunicação visual é desenvolvido.

Muitas vezes, inclusive, a própria marca se torna a base inicial para o projeto, ditando os materiais, as cores, as formas.

A importância da comunicação visual na arquitetura

No conjunto arquitetônico, a comunicação visual se torna importante por complementar e até mesmo evidenciar alguns pontos. Ou seja, a arquitetura e a comunicação visual se unem para “conversar” de forma mais eficiente.

Ainda dentro da arquitetura, é possível encontrar a aplicação da comunicação visual também no branding, onde o foco está na gestão e na criação de marcas.

Quando se fala em comunicação visual, a primeira coisa que vem à mente é publicidade e design, não é mesmo? E realmente, ela é muito usada nessas áreas.

Mas, quando aliada à arquitetura, o resultado é um local que é referência nos dois aspectos. Sendo assim, incorporar a comunicação visual na arquitetura é um bom caminho se você deseja um espaço que se destaque.

Nosso conteúdo sobre comunicação visual na arquitetura foi útil para você? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem a importância dessa união!

Você também pode gostar de