Conheça as 5 melhores práticas para uma boa nutrição de leads

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A nutrição de leads ganhou força no cenário do Marketing Digital e de Conteúdo e se tornou indispensável no momento de levar a base de leads a converter o seu produto em vendas. Considerada um passo importante, a estratégia de acompanhamento começa a ser desenvolvida já no primeiro contato para tornar o relacionamento da sua marca mais próximo aos seus clientes, despertando interesse e admiração.

Existem algumas táticas que a sua marca pode usar para conversar com a base de leads. Mas tenha em mente que o objetivo final é que seu produto ou serviço seja lembrado pela experiência que o Marketing de Conteúdo trouxe para o dia a dia do cliente, deixando-o pronto para receber o contato da equipe de vendas. Saiba quais são as melhores práticas e como executá-las!

1. Conheça a sua buyer persona e trabalhe a segmentação

Antes de começar a escrever, você precisa entender o consumidor. Pergunte, ouça e enxergue o cliente para saber quais são os desejos, medos e expectativas dele e analisar de que forma poderá ajudá-lo.

Ao conhecer o público, as chances de errar o tema ou a linguagem caem muito, mesmo porque, nesse momento, você pode identificar mais de um tipo de perfil de consumidor para o mesmo produto. Criar um fluxo de automação para cada um deles é importante, já que personas diferentes têm problemas e objetivos diferentes e precisam de uma comunicação personalizada.

2. Determine um objetivo, gatilhos e cronograma para o fluxo de nutrição de leads

Ao criar um fluxo de nutrição, é preciso ter em mente o que você quer para garantir que o caminho traçado ajude a empresa a chegar ao seu objetivo final. Essa persona precisa do que exatamente? Use a nutrição para despertar necessidade, sanar dúvidas e resolver problemas.

Determine quais gatilhos ou atitudes seu lead deve ter para dar início ao processo de nutrição. Exemplo: depois de baixar um e-book sobre as tendências de decoração em 2016, qual material o cliente receberá? Lembre-se que cada gatilho dá início a um fluxo e que, dentro desse determinado fluxo, você pode inserir outros gatilhos, até garantir que o lead esteja pronto para compra.

A frequência de envio também é tão importante quanto o conteúdo em si e deve ser considerada um item sagrado para que a estratégia traga resultados. Faça um cronograma e use-o para manter a constância de envio de e-mail marketing, postagem de blog, lançamento de e-book, redes sociais etc.

3. Trabalhe a nutrição em diferentes canais

Ao entender a buyer persona do produto, a empresa saberá exatamente em quais canais seus clientes estão e, assim, poderá aproveitar todos os canais disponíveis para se comunicar. Os leads precisam ser nutridos em diferentes canais, como blog, redes sociais, e-mail marketing, newsletter e assim por diante. Ao diversificar os canais, as chances do cliente ser impactado são maiores.

4. Faça materiais diversificados e de qualidade

Para fazer nutrição de leads, é preciso gerar conteúdo de qualidade nos canais que a empresa identificou. Concentre-se em criar posts interessantes nas redes sociais e blog, mantenha o site atualizado, desenvolva e-books (esses materiais são bem-aceitos pelos clientes), promova webinars, elabore infográficos, disponibilize treinamentos e cursos online, grave vídeos, escreva whitepapers e assim por diante. Os conteúdos premium (mais aprofundados), são considerados armas poderosas a para nutrição de e-mail marketing, por exemplo.

5. Monitore o processo

À medida que o planejamento, gatilhos e cronograma começarem a ser executados, você deverá acompanhar atentamente os resultados das ações para identificar o que funcionou e o que precisa ser corrigido. Acompanhe os números e comentários para saber o que mais converte e agrada, Dessa forma, você poderá pensar em novos conteúdos, atualizar materiais e até mesmo substituir alguns, tornando o processo de nutrição de leads mais eficiente.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as melhores práticas para uma boa nutrição de leads, curta a nossa página no Facebook para acompanhar as novidades!

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