Dicas de sucesso para jovens profissionais

Para novos graduados e jovens arquitetos conseguir encontrar uma vaga numa bela firma de arquitetura e conseguir subir gradualmente pode ser um desafio complicado. Muitos arquitetos já licenciados por anos encontram dificuldades em cada passo do caminho. Porém, como toda profissão existem alguns detalhes que são sempre consistentes.

Seja indispensável

Para ganhar o respeitos de outras pessoas no mesmo ramo de trabalho, conseguir um aumento ou conseguir aquela promoção na empresa que você trabalha é muito importante que você se torne alguém indispensável. Encontre uma área de interesse e estude para ser muito bom nela. Pesquise, estude, frequente seminários, conferências, palestras, vídeos, artigos. Escreva seus próprios artigos, faça seu próprio vídeo, crie seu conteúdo.

Procure mentoria.

Seus amigos de profissão podem ser um ótimo recurso. Encontre pessoas com habilidades que você possa se inspirar. Encontre alguém que possa ajudar no seu desenvolvimento e avanço profissional.

Compartilhe o seu conhecimento

Lembra que comentamos acima de você criar seu conteúdo? Essa é a sua maneira de repagar uma mentoria. Ajude outras pessoas, crie tutoriais de habilidades que você tem. Isso vai aumentar a sua visibilidade profissional e se você estiver empregado vai te elevar na carreira.

 Reconheça oportunidades e aumente sua network.

O serviço de arquitetura pode ser muito baseado em indicações e uma network sólida pode prover isso para você ou sua firma.

E no começo da carreira, aproveite todos os projetos, sejam pequenos, com um budget pequeno, mais difícil ou super fácil, para desenvolver as suas habilidades e mostrar criatividade.

É mais fácil ser criativo quando se tem um projeto grande e um orçamento grande. Assuma o desafio de fazer coisas diferentes com os projetos menores.

Assuma e peça por responsabilidade

Você precisa assumir responsabilidade para ser reconhecido. Peça por projetos maiores, para liderar um time ou para solucionar um problema. Tenha em mente as suas qualidades e defeitos e tenha coragem para seguir com isso.
Você é bom no que faz? Provavelmente você vai continuar fazendo isso por todo o período em que você estiver trabalhando. Crie coragem. Isso vai de encontro ao item anterior. Peça para acompanhar o projeto sendo feito. Peça para participar de uma área diferente do que você está acostumado.

Tudo isso são pontos que você, jovem profissional, precisa refletir. Coisas que não mudarão de um instante para o outro. Nem o melhor e mais eficiente profissional faz tudo isso. Controle seu stress, estude, faça contatos, compartilhe conhecimento e o crescimento virá.

Você também pode gostar de