Fornecedor de arquitetura: como encontrar e manter o parceiro ideal

O trabalho de excelência em arquitetura envolve a capacidade de acompanhar tendências, ter novas ideias e trazer inovações para seus projetos. Porém, um grande conceito em um projeto corre risco de não se concretizar por falta de bons fornecedores.

Encontrar um bom fornecedor de arquitetura é uma tarefa trabalhosa. Alguns não têm aquilo que você deseja, e outros podem até ter, mas são ruins na hora de fazer negócio. Pensando nesses problemas, separamos 6 dicas para que você possa encontrar um bom fornecedor e manter uma grande parceria. Confira!

1. Pesquise em revistas especializadas

As revistas especializadas em arquitetura, construção e decoração, além de muito utilizadas na busca de inspiração para novos trabalhos, também podem ser valiosas na busca de fornecedores. Muitas das grandes marcas que você precisa conhecer anunciam nesses espaços, por isso mantenha-se atento a esse tipo de mídia!

2. Esteja presente em feiras e eventos

As feiras e eventos de arquitetura são ótimos para buscar fornecedores e fazer o primeiro contato. Uma das maiores vantagens de estar nesses ambientes é poder conversar pessoalmente com os representantes das melhores marcas. Por isso, troque contatos com aqueles que mais te interessar!

Outra vantagem de frequentar feiras e eventos é conhecer outros profissionais. As conversas com fornecedores e colegas de profissão são boas fontes de insights para novos trabalhos.

3. Compare qualidade e preços

O equilíbrio entre a qualidade e o preço é um dos grandes desafios em qualquer área de trabalho. Não se atraia por fornecedores que ofereçam uma pechincha por produtos de qualidade duvidosa. E também não ache que todo bom produto deve ter um preço exorbitante.

Essa comparação entre a qualidade e os preços dos produtos só pode ser feita por meio de muita pesquisa. Procure primeiro por fornecedores que mostrem ter aquilo que você deseja e depois filtre quem pode te oferecer as melhores condições compatíveis com o mercado.

4. Faça uma visita ao fornecedor

Visitar o fornecedor é muito importante quando se busca criar uma parceria duradoura. Estando dentro do local de produção, você poderá fazer uma avaliação melhor sobre o comprometimento dele com a qualidade do seu produto.

Além disso, o contato pessoal com o fornecedor pode abrir caminho para uma negociação amigável com relação a prazos, condições de pagamento e etc.

5. Tenha clareza nos negócios com o fornecedor

Ao fazer um negócio com o fornecedor, ambos devem deixar bem claro quais são as condições da negociação. Se uma das partes cometer um erro, a forma de compensação já deve estar prevista, para evitar que discussões se arrastem. Se as condições ajustadas no primeiro negócio fizerem com que ele flua bem, é provável que elas se repitam no futuro.

A coisa mais importante depois de encontrar um bom fornecedor é mantê-lo. Da mesma forma, se você for um bom cliente, ele vai querer tê-lo como um parceiro de negócios. A clareza e o respeito nessa relação farão com que as duas partes ganhem nas negociações.

6. Valorize o bom fornecedor de arquitetura

Além do momento da negociação, é importante que você mostre a um bom fornecedor como o valoriza em outras oportunidades. Elabore pesquisas periódicas para saber como o fornecedor avalia a relação com sua empresa e lhe dê um feedback. Faça também pequenos gestos que celebrem a parceria, como o envio de lembranças em datas comemorativas.

Seguindo as dicas acima, você certamente vai encontrar um bom fornecedor de arquitetura e conseguirá manter um relacionamento duradouro. Além das dicas que já listamos, uma sugestão extra é manter-se atualizado e em contato constante com futuros clientes e fornecedores. Como? Venha fazer parte da rede que mostra o melhor da arquitetura! Se tiver dúvidas, entre em contato conosco!

Você também pode gostar de