Profissionais: 4 dicas sobre como fazer um networking de sucesso!

Profissionais: 4 dicas sobre como fazer um networking de sucesso!

Um dos principais requisitos para ser um profissional de sucesso em qualquer área é ter uma rede de contatos consistente. Por meio dela é possível levar a qualidade de seu trabalho para públicos antes não alcançados, seja por uma questão geográfica ou pela falta de proximidade com pessoas influentes em um nicho específico.

Nesse cenário, saber como fazer networking é crucial para desenvolver parcerias produtivas e duradouras. Confira aqui quatro dicas para expandir sua marca pessoal na arquitetura.

Esteja sempre conectado

Aqui não se trata apenas de acompanhar as redes sociais, tópico sobre o qual falaremos mais adiante, mas de estar presente na vida das pessoas que conhecemos durante a carreira. Isso significa manter contato com colegas da faculdade — sobretudo aqueles que realizaram projetos com você — parceiros das últimas experiências profissionais, fornecedores que ajudaram em projetos freelancer: enfim, todos os profissionais que participaram dos projetos que hoje estampam seu portfólio.

É natural que uma parceria nunca fique em um único trabalho e manter contato é garantia de projetos futuros.

Faça a diferença

Um networking de sucesso é aquele construído com os princípios corretos. E a maneira mais eficaz de fazê-lo é sendo um profissional responsável, criativo e atento aos detalhes que o cercam. Mas como aplicar esses conceitos no relacionamento interpessoal? Tendo sensibilidade para lidar com as particularidades de cada profissional, oferecendo ideias condizentes com o projeto em questão e sendo meticuloso com o cumprimento dos prazos.

Esses valores com certeza vão atribuir a você o status de expert que abre os horizontes de qualquer profissional.

Use e abuse das redes sociais

Saber como fazer networking na internet é uma extensão a tudo o que dissemos até aqui. E o que é melhor: ele pode lhe dar subsídios para gerenciar projetos que estejam fora do seu escopo de atuação. Outra vantagem das redes sociais é que você pode construir parcerias com pessoas que você conhece apenas no ambiente virtual.

Por isso, aproveite o seu perfil nas redes sociais, principalmente o LinkedIn, para fazer parte de grupos ligados aos profissionais da arquitetura e contribua com informações e dicas sempre que for possível.

Invista em você!

Com o mercado cada vez mais competitivo, é sua função fazer com que as pessoas vinculem seu projeto ao seu estilo automaticamente. Esse tipo de conexão só é possível por meio de um marketing pessoal bem elaborado e aplicado. Além de todas as dicas citadas aqui, procure participar de eventos do setor e seja cordial e atencioso com as pessoas que encontrar nessas ocasiões. Quanto mais pessoas você tiver em sua rede de contatos, maiores serão as possibilidades de realizar grandes projetos no futuro.

Cada profissional da cadeia produtiva da arquitetura tem a sua especialidade. Para ser capaz de alcançar, trabalhar e aprender com todos esses agentes transformadores é indispensável que você saiba como fazer networking inteligente, estratégico e marcante.

Pronta para dar vida à casa dos sonhos de alguém? Conte-nos como você pretende aplicar essas dicas no seu dia a dia! Comente, tire suas dúvidas e participe!

Você também pode gostar de