Saiba como calcular o roi e por que isso é importante

Saiba como calcular o ROI

Um dos conhecimentos mais importantes que uma empresa ou profissional liberal pode ter é saber como calcular o ROI das suas ações ou campanhas. Essa métrica é de extrema importância em um ambiente corporativo, mas poucas pessoas dominam a forma de calculá-la.

Neste post, vamos te ensinar a calcular o ROI e explicar como aplicar a fórmula por meio de um exemplo prático. Continue lendo!

Entendendo o que é o Retorno sobre Investimento

ROI é uma das métricas mais importantes para quem trabalha com marketing ou tem um próprio negócio e quer saber qual das suas atividades tem se provado mais lucrativa.

A sigla ROI vem do inglês Return on Investment, que significa Retorno sobre o Investimento em português. E a métrica mede exatamente isso: quanto um investimento gerou de retorno.

Pode-se calcular o ROI de diversas iniciativas, tanto de uma empresa em geral como de um projeto único, de campanhas de marketing ou de algum produto em específico.

Conhecendo a fórmula para saber como calcular o ROI

Agora que já falamos de como o ROI tem importância fundamental para a administração de qualquer tipo de empresa, especialmente para quem trabalha com marketing, chegou a hora de ensinarmos a calcular essa métrica.

Uma das grandes vantagens do inbound marketing é que ele oferece uma documentação muito precisa sobre cada aspecto das suas campanhas de marketing ou investimentos. Com ele, é possível saber exatamente quanto foi gasto em cada ação, quanto foi adquirido e muitas outras informações importantes.

Para conseguir calcular o ROI, precisamos da fórmula a seguir:

  • ROI = (Faturamento – Investimento Total) / Investimento Total

Se quiser obter o ROI em porcentagem, precisará multiplicar o resultado dessa equação por 100.

Nessa fórmula, entendemos cada elemento da seguinte maneira:

  • Faturamento: o faturamento total adquirido através da campanha ou projeto investido;
  • Investimento Total: a soma de todos os investimentos feitos, como a soma do custo de produção de produtos vendidos, investimento em marketing e outros gastos.

Calculando o ROI na prática

Agora que já ensinamos a fórmula de cálculo do ROI, vamos colocá-la na prática? Veja esse exemplo:

Uma empresa trabalha com sofás. Cada sofá tem um custo de R$ 750 e é revendido por R$ 2.500. A empresa decide divulgar para atacar o mercado B2B e, para tal, decide investir em marketing em um blog específico, assim como investir no Facebook Ads.

São, portanto, duas campanhas: a Campanha A no Facebook Ads e a Campanha B no blog. Depois de um semestre, a Campanha A acabou investindo um total de R$ 4.200, gerando 7 vendas nesse período. Já a Campanha B investiu um total de R$ 1.000 e gerou 4 vendas. Qual teve o maior ROI? Vamos calcular:

Campanha A

  • Faturamento: 7 (vendas) * 2.500 (preço unitário) = R$ 17.500
  • Custo total: 7 (vendas) * 750 (custo) = R$ 5.250
  • Investimento total: R$ 5.250 (custo total) + R$ 4.200 (marketing) = R$ 9.450

ROI da Campanha A

  • ROI: (17.500 – 9.450) / 9.450 = 0,85

Campanha B

  • Faturamento: 4 (vendas) * 2.500 (preço unitário) = R$ 10.000
  • Custo total: 4 (vendas) * 750 (custo) = R$ 3.000
  • Investimento total: R$3.000 (custo total) + R$ 1.000 (marketing) = R$ 4.000

ROI da Campanha B

  • ROI = (10.000 – 4.000) / 4.000 = 1,5

Em porcentagens, o Facebook Ads teve um ROI de 85%, enquanto o investimento no blog teve 150% de retorno, claramente um resultado superior. Se a mesma verba tivesse sido destinada para o blog, matematicamente teríamos uma previsão de 14 vendas, que geraria um faturamento de R$ 35 mil para a empresa.

Na próxima ocasião, você acha que essa empresa vai preferir destinar a maior parte da sua verba em qual plataforma?

Esperemos que esse artigo tenha sido útil e que você possa ter aprendido como calcular o ROI. Deixe um comentário abaixo se você vai passar a incorporar essa fórmula nas suas atividades!

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