Vitrine virtual: entenda melhor!

Vitrine_virtual

Um artifício muito utilizado pelas lojas é o de possuir e arrumar uma vitrine da maneira correta. Dependendo dos itens que são colocados em exposição os clientes são atraídos para entrar na loja e fazer suas compras. No mundo virtual, isso não precisa ser diferente e já que existem as lojas virtuais, as vitrines virtuais também são opções. Se você ainda não tinha ouvido falar sobre ela, a seguir você vai entender melhor o que é a vitrine virtual e como utilizá-la a favor do seu negócio.

O que é a vitrine virtual e como funciona?

A vitrine virtual funciona de maneira semelhante ao que acontece com uma vitrine offline já que ela serve basicamente para expor os produtos de uma loja, seja ela virtual ou não. Nessa vitrine, os produtos são expostos de maneira atraente, com fotos em boa qualidade, descrições completas dos produtos e atrativos que levem o cliente a decidir mais facilmente pela compra.

Essa vitrine tem como objetivo principal ajudar o cliente a tomar uma decisão de compra, já que mediante a avaliação das informações oferecidas na vitrine é possível para o cliente decidir se aquele produto o atende ou não.

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Quais elementos devem estar contidos em uma vitrine virtual?

Como a intenção é educar o cliente e favorecer a sua tomada de decisão é importante garantir que ele tenha acesso ao máximo de informações possíveis. Por isso, é importante que o nome do produto seja tão descritivo e atrativo quanto possível, mas sem se prolongar demais. É isso que vai captar parte da atenção do cliente e fazê-lo clicar no produto.

Também é importante que o produto conte com uma foto de miniatura adequada, já que em uma vitrine virtual são expostos vários produtos na mesma página. Uma vez que o cliente clique no produto, ele precisa se deparar com uma foto maior e em boa qualidade do produto. Geralmente, essa foto fica no canto esquerdo, com possibilidade de ser aumentada.

Abaixo, o cliente precisa se deparar com fotos do produto em diversos ângulos. Se ele estiver disponível em diversas cores, também é interessante que as outras cores estejam demonstradas. Outra possibilidade é apresentar uma foto do produto em uso, assim como uma comparação de tamanho.

Recentemente, muitas lojas vêm utilizando vídeos em suas vitrines para aumentar ainda mais o poder de persuasão. É importante que todos os vídeos e fotos sejam correspondentes à realidade, embora possam ser meramente ilustrativos.

Além disso, é preciso que todas as informações do produto estejam detalhadas, como dimensões, peso e material. Não menos importante, lá em cima devem estar indicados o preço e as formas de pagamento possíveis.

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Como criar uma vitrine virtual?

Para criar uma vitrine virtual você poderá usar, basicamente, duas opções principais: o site da empresa – ou a loja virtual – ou então as redes sociais. No caso mais comum, utiliza-se o site ou página inicial da loja virtual e para isso você deve cadastrar os produtos na plataforma adequada.

O ideal é que a vitrine seja a primeira coisa com a qual seu visitante se depara quando entra no site, assim como acontece com a vitrine localizada na frente de uma loja. Também é importante que os produtos tenham anúncios atrativos e que realmente estimulem a ler e a conhecer mais.

Quanto aos produtos a serem mostrados, você pode usar técnicas como ao exibir os produtos mais vendidos, os lançamentos ou os itens em promoção. Dependendo do sistema de automação de marketing que você utilizar também é possível apresentar preferências personalizadas para o cliente, como baseadas em últimas compras ou últimos itens acessados.

O SEO, por sua vez, deve ser outra preocupação. Ele consiste em otimizar o uso de palavras-chave para que fique mais fácil encontrar o produto nos mecanismos de busca, por exemplo.

Outra possibilidade de vitrine virtual inclui a participação em marketplaces. Funcionando como shoppings virtuais, essas plataformas aumentam a exposição dos seus produtos, que devem ser exibidos como em uma vitrine.

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Quais as vantagens de uma vitrine virtual?

De maneira similar ao que acontece com a vitrine off-line, a opção virtual também traz benefícios para o seu negócio. Dentre eles, estão:

Versatilidade

Uma vitrine virtual pode ser usada como o estágio inicial de compra da sua loja virtual, exibindo produtos selecionados que tenham mais chances de converter com o visitante. Ao mesmo tempo, ela também pode ser usada como uma espécie de catálogo.

Nessa situação, os produtos não são vendidos online, mas são expostos dessa forma. Com isso, o cliente pode pesquisar antes, se informar sobre o produto e, aí sim, entrar em contato com a empresa para realizar a compra. Caso você deseje, futuramente poderá fazer a conversão de uma vitrine para uma loja virtual de maneira prática e conveniente.

Possibilidade de personalização

Se na vitrine offline você pode mudar as peças expostas de acordo com a semana, estação ou cenário de compras, na vitrine virtual isso é ainda mais fácil. Uma vez que os produtos estejam cadastrados, você poderá modificar a ordem de exibição ou quais ficam expostos para seus clientes, de modo que você pode se adaptar a uma demanda sazonal ou a características específicas.

Aumenta as taxas de conversão

Quanto mais informado o cliente se torna sobre um produto ou oferta, maiores são as chances de que ele converta e efetue a compra. Assim, ao criar uma vitrine virtual você aumenta as taxas de conversão de quem chega ao site – ou ao marketplace – e, com isso, aumenta as vendas.

Além disso, criar uma vitrine virtual é um esforço pontual: uma vez que ela esteja configurada, ela continuará convertendo clientes de maneira praticamente automática. Com isso, menores são os custos para fechar vendas e, portanto, maior é a lucratividade obtida.

A vitrine virtual é um elemento que pode estar presente na estratégia de seu negócio como forma de aumentar a exposição de produtos, educar os clientes e aumentar a taxa de conversão. Configurada de maneira atrativa, ela tem o potencial de aumentar as vendas do seu negócio, sejam elas virtuais ou offline, de modo a torná-lo ainda mais rentável.

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