12 dicas de como fazer sua mala

Há alguns dias nosso país viu a sua primeira presidente mulher ter que fazer as malas, mas essa partida não foi exatamente organizada… quem ficou para “cuidar da casa” deixada por ela parece ter tido bastante trabalho. Mas, e você, como deixa a casa quando faz as malas?

Aliás, para muita gente, só de pensar em fazer as malas (nem que seja para um final de semana na praia) já é algo que assusta. Mas podem ficar tranquilos, porque organizar sua viagem pode ficar bem mais fácil do que vocês imaginam.

Com algumas dicas simples, sua partida e sua chegada vão ser muito mais tranquilas. Confira aqui 12 dicas simples!

Dica 1

Faça listas de tudo o que vai precisar na viagem (e lembre-se que precisar é diferente de querer: você pode querer levar o mundo na mala, mas precisar mesmo, você não precisa, não é mesmo?) e também de tudo que vai precisar ser feito antes de sair e durante a sua ausência. Listas são nossas amigas, nossa memória não.

Dica 2

Se a casa for ficar vazia, informe-se sobre a suspensão de serviços de TV por assinatura e de entregas de jornais, revistas e encomendas. Além da economia de não pagar pelo serviço nos dias de ausência, você garante segurança sem que entregas fiquem acumulando na porta da casa ou apartamento, mostrando que o lugar está vazio. (Sim! Apartamentos também requerem segurança!)

Fazendo as malas

Dica 3

Providencie serviços para cuidar da sua casa na sua ausência: regar plantas, passear com cães, alimentá-los, etc. E programe contas para serem pagas em débito automático ou deixe-as com alguém de sua confiança para providenciar os pagamentos para você não ter que se preocupar com isso enquanto viaja.

Dica 4

Sempre que possível, faça as malas com antecedência. Se faltar alguma coisa, dá tempo de providenciar.

Dica 5

Leve apenas peças que “se comuniquem” e que você possa usar umas com as outras. Não adianta levar algo que você não vai conseguir usar com mais nada, pois isso só vai ocupar espaço na mala e voltar do mesmo jeito que foi.

Fazendo as malas

Dica 6

Mais de três pares de sapato é exagero, especialmente em viagens mais curtas, de até 10 dias.

Dica 7

Na hora de acomodar as coisas na mala, use bem o espaço. Preencha todos os cantinhos, pode ser com boas dobras e sobrepondo uma peça aberta na outra.

Fazendo as malas

Dica 8

Dê preferência às peças que não amassam ou amassam menos. Se mesmo assim amassar e você não tiver ferro, lembre daquela dica da misturinha de álcool e água. Leve um borrifador pequenininho (daqueles como os de perfumes) na sua mala com 50% água e 50% álcool. Ainda, como alternativa, você pode embalar as peças que amassam mais em papel de seda. Diminui beeemm o risco de amassados!

Fazendo as malas

Dica 9

Na nécessaire, leve potinhos menores que os originais com as porções dos produtos que são necessárias para o período da viagem. Os potinhos podem ser colocados individualmente em saquinhos tipo ziploc para evitar que eventuais vazamentos sujem todo o nécessaire.

Dica 10

Peças de couro, sempre que possível, devem ser colocadas na mala por último (por cima) e retiradas primeiro.

Dica 11

Peças bordadas (paetês, canutilhos e etc) podem ser transportadas do lado avesso, embaladas em papel seda ou saquinhos de TNT.

Dica 12

Mala de mão – lembre-se sempre de separar uma muda de roupa (sem esquecer da roupa íntima), incluindo aqui também os medicamentos de uso diário, em uma mala de mão. Em caso de extravio ou atraso de suas malas, ou até de qualquer problema nas conexões/escalas de voos, você ainda terá roupas limpas para usar.

 

Fazendo as malas
Boa viagem!
Mylena Malagoli Abujamara
Personal Organizer
A Gente Organiza

Você também pode gostar de