Ano novo, casa nova?

Muita gente aproveita a virada de ano, as férias coletivas, o décimo terceiro salário, para mudar de casa. Quem não gostaria de começar um ano em um novo lar, não é mesmo?

Se esse for o seu caso, minha dica para você é: programe-se. Organize-se. Já li em uma pesquisa que quando não programada adequadamente, a mudança pode ser tratada como o terceiro maior motivo de estresse do ser humano (antecedida apenas por perda de ente querido e perda de emprego).

Passo a passo

Conheça o que você tem. Tudo. Os serviços que você e sua família usam na sua casa atual, a quantidade de roupas e louças, os objetos de decoração, o espaço disponível na casa nova… tudo!

Depois de listar todas essas coisas, anote quais providências você deverá adotar com cada uma: contratar uma empresa de mudanças, transferir ou cancelar TV por assinatura e internet, avisar seus empregados sobre a mudança e entender deles como isso vai impactar nas vidas deles e no transporte que usam… assim, você poderá ter uma lista para o controle de todas essas providências e não deixará escapar nada para deixar o imóvel atual.

image001

Transporte de alimentos

O ideal é que em alguns dias antes da data prevista para a mudança, vocês não abram mais embalagens novas e nem façam compras. Nesse período, o melhor é consumir o máximo de tudo que vocês já têm em casa e, caso esses alimentos acabem antes da mudança, o melhor é fazerem as refeições fora de casa. Dessa forma, não será necessário transportar alimentos abertos e/ou prontos no dia de deixar a casa antiga. Mas, se ainda assim houver alimentos ou até medicamentos na geladeira, esses deverão deixar a casa por último, em embalagem térmica adequada. A geladeira então, também será uma das últimas coisas a ser desligada, embalada e colocada no caminhão.

Lá na casa nova

Se a casa nova estiver em obras ela provavelmente vai necessitar de uma boa faxina antes de receber você por lá. Verifique se você e/ou seus ajudantes poderão fazer isso sozinhos ou se uma empresa especializada deverá cuidar dessa limpeza pós obra. Nesse caso, combine com antecedência com a empresa a melhor data entre o final da obra e a data que você pretende chegar lá com sua mudança e sua família.

Caso você esteja indo para um apartamento ou qualquer outro tipo de condomínio, é importante verificar quais os horários permitidos para que a mudança chegue por lá, para não correr o risco de já chegar incomodando seus vizinhos… já pensou que chato?

Essa verificação de horários também será importante para você agendar a entrega e/ou instalação de coisas que comprar para a nova casa.

image003

Acomodação

Quando as caixas chegarem na casa nova, elas já devem ser levadas aos cômodos em que irão ficar (por isso, é importantíssimo acompanhar o processo de embalagem lá na casa antiga, para que nada seja misturado no empacotamento). Quando tudo já estiver na casa nova, o melhor é eliminar todas as caixas no menor espaço de tempo possível. Não adie esse processo, por mais que esteja cansado (convoque amigos, familiares, ou contrate serviços profissionais), pois viver na nova casa deve ser algo que te traga paz, e estar entre caixas por dias (ou meses), só vai trazer desconforto e estresse.

image005

O segredo, portanto, de uma mudança tranquila é a organização. E caso você não tenha condições de acompanhar e organizar tudo pessoalmente, a A Gente Organiza é especialista em mudanças e com certeza vai poder te ajudar.

Mylena Malagoli Abujamara
Personal Organizer
A Gente Organiza

Você também pode gostar de