Home Office

Vai trabalhar em casa? Organize-se!

Se você é um empreendedor que trabalha de casa, ou até mesmo se trabalha naquelas empresas que dão alguns dias semanais de home office para os funcionários, sabe que não pode perder o rendimento ou a produtividade só por estar em casa. E para isso, é essencial ter organização.

Local de trabalho

O primeiro passo para ter uma boa produtividade é determinar o lugar onde você vai ficar sentado em frente ao computador para trabalhar. Não adianta achar que vai trabalhar com todas as suas coisas no colo, espalhadas pela cama, e vai ter a mesma produtividade que teria se estivesse no escritório… ainda que você não tenha um espaço para trabalho e sua casa (um escritório, uma escrivaninha…), busque sentar-se confortavelmente na mesa da cozinha, da sala, e já com todos os materiais que você precisa – livros, computador, calculadora, celular, estojo, para não ter que parar a todo momento e levantar para buscar.

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Além disso, tente não deixar a televisão ligada e não se ater às atividades da casa. Se a faxineira está passando aspirador na sala, talvez a sua produtividade caia por ali com tanto barulho. Vá para a mesa da cozinha, para a varanda, ou para algum outro lugar onde as atividades domésticas da casa ou dos outros moradores não atrapalhem as suas atividades profissionais.

Papéis

Se você trabalha com papeis ou ainda, se usa esse espaço para pagar e guardar contas e documentos, separe e organize-os por assunto e por ação a ser adotada com cada um: arquivar, responder, confirmar presença em um evento, pagar, etc.

Outro ponto importante com relação aos papeis é: abra as suas correspondências!

Parece besteira, mas se uma carta vem dobrada em três, ela já aumenta o volume de papeis em seu escritório em três vezes e, com o tempo, você acaba perdendo a noção do volume de coisas que tem por lá (Acredite!). Além disso, se você não abrir logo que recebe, pode perder prazos para pagamentos, datas de eventos, oportunidades de trabalho… não é legal, não é mesmo?

Lá no nosso artigo sobre desapego já mencionamos também algumas dicas importantes sobre o que arquivar, como, e por quanto tempo arquivar cada documento, evitando assim que você tenha um grande e desnecessário volume de coisas em seu escritório. Deixe ali somente o que você precisa manter. Pastas e arquivos são nossos grandes amigos nos escritórios, para manter tudo em ordem e bem guardado.

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Ainda é importante cuidar da sua segurança. Quando fizer o descarte de papeis e documentos que tenham os seus dados pessoais, dados bancários, e outras informações importantes, não se esqueça de excluir ou destruir tais dados antes de descartar.

Seguindo essas dicas simples, tenho certeza que sua produtividade ao trabalhar em casa vai ser a mesma (ou provavelmente até melhor) que aquela de um ambiente corporativo, cheio de pessoas no setor, onde telefones tocam o dia todo e clientes entram e saem a todo tempo.

Ah! Mas não se esqueça das pausas! Sim. Aquele cafezinho no meio do expediente é permitido e muito recomendado também em casa, porque a cabeça também merece um descanso, esteja você onde estiver!

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Mylena Malagoli Abujamara
Personal Organizer
A Gente Organiza

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