Organização de Residencias: Como tornar esta tarefa mais fácil seguindo o passo-a-passo da arrumação

Você já parou para pensar o quanto aquela “baguncinha lá de casa” pode estar te atrapalhando?

Você sabia que objetos espalhados sobrecarregam os sentidos e atrapalham o relaxamento físico e mental?

Você sabia que a bagunça causa ansiedade?

Pois é, segundo o neurologista Leandro Teles, autor do livro “O Cérebro Ansioso” e membro da Academia Brasileira de Neurologia, estes e muitos outros agentes externos podem afetar o bem estar das pessoas, portanto, ser uma pessoa organizada e ter um ambiente organizado é além de belo, uma questão de qualidade de vida.

Então como começar a organizar minha casa?

Quando você para e pensa nos inúmeros ambiente e na rotina puxada que levamos, a tarefa pode parecer árdua, mas se você seguir algumas dicas, vai perceber que o trabalho não é tão difícil assim.

1) DIVIDA A ORGANIZAÇÃO POR AMBIENTES: faça um cronograma com a ordem dos ambientes que precisam ser organizados. Como você provavelmente não conseguira fazer tudo em apenas 1 dia, a organização semanal geralmente é uma boa saída, por exemplo: primeira semana – escritório, segunda semana – cozinha, etc.

2) COMEÇE A REMOÇÃO: esta é a hora que você deve remover tudo de dentro do armário, daquela prateleira, ou até mesmo de cima da mesa. Deixe tudo aparente, lado a lado e em fácil acesso.

3) LIMPEZA: aproveite então para fazer aquela manutenção da prateleira, passar um pano limpo no local, providenciar um aromatizador adequado para aquele local. Mas lembre-se: não é uma faxina pesada, um pano úmido já basta!

4) SELEÇÃO: quando tudo estiver disposto fora do armário, inicie a primeira seleção dos produtos. Separe entre o que vai voltar ao armário, e o que não tem mais utilidade e será doado/ou descartado. Tenha sempre o MOMENTO PRESENTE na cabeça, nada de guardar coisas que possam ser “uteis no futuro”. Se aquela blusa já está no seu guarda-roupas há mais de 2 anos sem uso, é hora de passa-la a diante. Mesmo que esteja nova! Quando o assunto é higiene ou alimentação, produtos fora da validade devem automaticamente ser descartados. E sempre, sempre mesmo, questione-se: Qual a utilidade deste produto? Porque ele está guardado?

organizacao-residenciais-2

Cestos plásticos são uma boa solução para a primeira seleção entre o que vai voltar ao armário, e o que não tem mais utilidade e será doado/ou descartado.
Imagem: Pinterest

 

5) FAMÍLIA DAS COISAS: você vai perceber que depois da seleção, a quantidade de itens será bem menor, e que agora, ficará bem mais fácil classificar a que grupo tal item pertence e onde será o local adequado para armazena-lo. Não existe uma regra, mas é claro que envolve um raciocínio lógico, como por exemplo: “Com qual frequência e onde eu uso isso? ”, “Como eu vou procurar por isso quando eu precisar? ”.

organizacao-residenciais-3

A dobra padronizada facilita a organização das famílias.
Imagem: http://www.fazsimples.com.br/seu-guarda-roupa-organizado/

organizacao-residenciais-4

Itens utilizados somente no inverno, podem ser embalados a vácuo ou em caixas e guardados nas partes superior ou de difícil acesso.
Imagem: http://www.mixlar.com.br/blog/dicas-guardar-roupas-inverno/

organizacao-residenciais-5

A sobreposição de cabides e novas formas de guardar lenços, também ajudam a economizar espaço e separar as famílias das coisas.
Imagem: http://www.fazsimples.com.br/seu-guarda-roupa-organizado/

organizacao-residenciais-6

As famílias das coisas também podem voltar ao armário em escala de cores. Fica muito visual, principalmente em guarda-roupas que não tem portas.
http://www.comerblogaramar.com.br/inspiracao-closets/

organizacao-residenciais-7

As portas dos armários ou de passagem, também podem conter cestos aramados para organizar diversas famílias.
Imagem: http://www.world-real-estate.com/20-clever-home-storage-ideas/

6) PRODUTOS ORGANIZADORES: defina então para qual local vai cada família. Uma ótima tática para separar uma família da outra é usar cestos plásticos, prateleiras aramadas removíveis, caixas, cabides, gavetas, colmeias e etiquetas identificadoras. Desta forma, cada família fica separada e tudo fica muito mais visual para voltar ao lugar.

organizacao-residenciais-8

A geladeira também, fica muito mais organizada com cestos plásticos separando as famílias de produtos. Imagem: https://blog.elo7.com.br/casa/como-organizar-a-geladeira-de-forma-eficiente.html

organizacao-residenciais-9

Louceiro com famílias de produtos organizadas por prateleiras e cestos aramados removíveis. Imagem: https://plaza.rakuten.co.jp/okanart/diary/200704020000/

organizacao-residenciais-10
Dispensa com potes e cestos plásticos etiquetados e dispostos de acordo com a utilização. Imagem: http://organizesemfrescuras.com.br/

organizacao-residenciais-11

Colmeias organizadoras plásticas, também podem ser uma solução para organização por famílias. Imagem: https://www.instagram.com/p/BR9LD-fDkO6/

organizacao-residenciais-12

Divisores de cabides proporcionam ordem ao varão.
https://www.instagram.com/p/Be0X81bgI3p/?taken-by=marianavmachadoorganizer

 

7) RETORNO: volte então as famílias para o seu novo ou antigo local. Use todos os produtos organizadores necessário, inspire, expire e relaxe! Está tudo pronto!

Espero que tenham gostado das dicas!

Roberta Ruschel
Arquiteta e Urbanista
Docente de Design de Interiores e Paisagismo do SENAC Piracicaba

Você também pode gostar de