10 dicas para decoração da fachada de casas modernas

A decoração de um ambiente é reflexo do desejo, estilo e modo de relacionar de quem ali reside. Para que essa imagem seja marcante e positiva, a atenção a decoração da fachada da casa é imprescindível. Afinal, a aparência externa é a responsável pela primeira impressão que temos de um ambiente. Várias considerações devem ser levadas em conta para que o impacto gerado pela aparência seja o desejado. Pensando nisso, reunimos, a seguir, 10 dicas para decoração de fachada de casas modernas que irão te ajudar a escolher seu estilo de decoração ideal. Confira!

Fachadas com variedade de materiais

Fachadas com variedade de materiais
Escritório de Arquitetura Joceli Ferraz Bortolai
Residência
Casa
Piracicaba / SP

A utilização de diferentes tipos de materiais na fachada propicia um aspecto moderno, sofisticado e, ao mesmo tempo, prático. É possível versar e aliar pedras a madeira, concreto a vidro, cerâmica a ardósia, dentre outros. Nesse exemplo, você pode observar como a utilização de parcela da fachada em vidro suavizou o aspecto da entrada da casa e, ainda, possibilitou uma maior entrada de luminosidade natural na casa.

Jogo de iluminação na fachada da casa

Jogo de iluminacao na fachada da casa
Alessandra Duque
Pedra Alta
Casa
Souzas, Campinas / SP

Um bom jogo de luzes na entrada da casa, colocando em evidência os pontos fortes ou detalhes mais elaborados da decoração, possibilita uma aparência charmosa, elegante e refinada à fachada. Além disso, no mesmo projeto de iluminação, é possível modelar a construção de modo a aumentar a possibilidade de utilização da luz solar. Tornando, assim, a fachada bonita e também ecologicamente correta.

Jardins na fachada da casa

Jardins na fachada da casa
Escritório de Arquitetura Joceli Ferraz Bortolai
Residência
Casa
Piracicaba / SP

Um ambiente bem arborizado é sempre um agrado aos olhos, não é mesmo? Passa-nos a impressão de limpeza, frescor e bem-estar. Isso porque, além de melhorar a qualidade do ar, plantas e jardins são complementos decorativos incríveis que, quando cultivados adequadamente, deixam a fachada muito mais charmosa. Excelentes exemplos de fachadas com jardins são as da arquitetura tradicional norte-americana. Quem nunca suspirou passeando por aqueles pelos jardins enfileirados ou assistindo um filme nesse tipo de cenário? Veja algumas inspirações de casas em estilo norte-americano.

Jardins verticais

Jardins verticais
UZO Arquitetura Urgente!
Casa Geminada
Casa
São Paulo / SP

Os jardins verticais são uma grande tendência na decoração de fachada de casas modernas. Podem ser utilizados como uma extensão do jardim tradicional (na horizontal) ou como forma única pois, além de muito bonitos, podem ser aderidos até mesmo em espaços mais reduzidos.

Grades horizontais

Grades horizontais
Idee Officina
Fachada Residencial
Casa
Piracicaba / SP

Os jardins verticais são uma grande tendência na decoração de fachada de casas modernas. Podem ser utilizados como uma extensão do jardim tradicional (na horizontal) ou como forma única pois, além de muito bonitos, podem ser aderidos até mesmo em espaços mais reduzidos.

Grades horizontais

Grades verticais
Amir Samad Shafa
Condomínio RTL Atuba
Casa
Curitiba / PR

Para quem busca deixar a residência protegida e, ao mesmo tempo, deseja uma visibilidade clara da parte interior da casa, as grades verticais são uma opção certeira. Podem ser usadas de fora a fora ou associadas a muros e vidraçarias, como portões. No exemplo acima, por exemplo, as grades foram utilizadas apenas nos portões. Mas estas também podem ser utilizadas como um muro, imóveis. Veja um modelo.

Cerâmica e pedra na fachada

Ceramica e pedra na fachada
Escritório de Arquitetura Joceli Ferraz Bortolai
Residência
Casa
Piracicaba / SP

O uso de pedras ou cerâmicas deixam as fachadas de casas muito mais original e moderna. Além disso, protegem o muro dos efeitos da umidade do ar e de infiltrações, além de auxiliarem na regulação da temperatura interna da casa, tornando o ambiente muito mais agradável e fresco.

Deck de madeira

Deck de madeira
Real Pisos – Raspadora e Limpadora
Deck Externo
Reforma

Os decks de madeira podem funcionar como belos complementos a jardins (verticais ou horizontais, não importa) e para piscinas ou banheiras externas (como jacuzzis). Também servem de opções bonitas e confortáveis para quem gosta de ficar descalço, sentado ou deitado do lado exterior da casa. Seja para tomar drinks, chás, cafés ou simplesmente para contemplar o pôr do sol, decks de madeira são uma das tendências mais sofisticadas para fachadas de casas modernas. Veja outras opções incríveis de uso de madeira como recurso de decoração.

Alternância de cores e texturas nas fachadas das casas

Alternancia de cores e texturas nas fachadas das casas
Idee Officina
Residência
Casa
Piracicaba / SP

Uma fachada que alia diferentes materiais, cores e texturas com bom gosto pode ser um verdadeiro espetáculo estético. Para que os resultados sejam os melhores possíveis, é preciso um cuidado maior para que a escolha de tons e materiais seja harmônica. No exemplo acima, há um exemplo de elegância decorativa. A cor clara da parede somada aos detalhes em cerâmica preta e pedras em tons neutros resultaram numa linda fachada, moderna e original.

Aspectos importantes a serem considerados

Na hora de escolher a decoração da sua fachada, alguns pontos devem ser levados em consideração e certos cuidados devem ser tomados.

O posicionamento geográfico deve ser considerado, para que a escolha de posicionamentos da entrada e janelas sejam coerentes com o posicionamento do sol.

É crucial adequar a fachada ao que a segurança do local permite.

Sua opção de decoração também deve coincidir com a aparência do seu estilo de residência.

Se você quiser usar pedras naturais, atente-se às formas e tamanhos para que a aparência da fachada não pareça muito pesada.

Escolha atentamente quais materiais serão utilizados para que estes não se deteriorem facilmente com o tempo, a maresia, a água da chuva ou outros fatores externos.

É comum, quando o assunto é decoração, que nossas mentes logo se voltem para o planejamento da sala de estar, da cozinha, quartos e cômodos internos, como um todo. Mas é a fachada de uma casa que transmite a primeira visão a um convidado ou visitante da sua residência, é o cartão de visitas do seu lar. Ele revela muito da nossa personalidade, dos nossos gostos, preferência e estilo de vida. E o principal: torna a experiência de estar- e voltar- em casa muito mais gratificante e prazerosa, quando, é claro, a impressão e visão da entrada são convidativas e agradáveis.

E então, o que achou das nossas dicas sobre fachada de casas modernas? Coloque-as em prática e celebre a alegria de viver em um lugar que seja a sua cara! Em caso de dúvidas, estamos a sua disposição para buscar esclarecê-las. Não deixe de comentar!

Imagem de destaque: goo.gl/6HSL7M

Você também pode gostar de