Aprenda como ter uma casa sustentável em 8 passos

aprenda-como-ter-uma-casa-sustentavel-em-8-passos

Conforto e beleza sempre foram itens bastante valorizados por quem pretende adquirir uma casa. Hoje, com a crescente valorização dos princípios de sustentabilidade, as pessoas passaram a se interessar também em imóveis que pudessem proporcionar algum benefício em forma de economia de recursos e de energia.

Ao contrário do que possa parecer, ter um lar ecológico nem sempre demanda um projeto específico. A adoção de algumas atitudes podem ajudá-lo na busca por uma casa sustentável. Quer saber como? Então, confira os nossos 8 passos!

1. Clareie as superfícies

Paredes e divisórias brancas ou em cores pastéis são mais reflexivas e evitam o excesso de calor no interior da casa. Optando por elas, você consegue diminuir a necessidade de climatização artificial, que, muitas vezes, traz prejuízos na sua conta de luz.

2. Adquira materiais econômicos

Em casas prontas, nem sempre compensa substituir materiais convencionais pelos mais econômicos e sustentáveis. No entanto, se a ideia de uma reforma surgir, pesquise alternativas para garantir que os produtos utilizados na obra sejam certificados.

Como exemplo, temos a madeira de reflorestamento e as telhas cerâmicas, materiais que podem ser reaproveitados e, portanto, diminuem o desperdício de matéria-prima.

3. Instale sistema de aquecimento solar

Essa tecnologia capta a energia do sol por meio de placas e pode ser adaptada em casas já construídas. É utilizada para aquecimento da água em qualquer cômodo e indicada especialmente para o chuveiro, já que este item consome grande parcela da energia em ambientes domésticos. A instalação desse sistema costuma demandar um investimento alto, mas os benefícios ao longo dos anos compensam.

4. Mantenha aberturas suficientes

Uma casa sustentável precisa de janelas grandes para a ventilação natural e para a entrada de luz solar. São estes dois recursos indispensáveis para evitar o consumo de energia com luz artificial e com climatizadores.

Quando existem em um número suficiente, as aberturas também proporcionam mais saúde aos seus moradores, combatendo a umidade com a ação do sol e vento e evitando a proliferação de fungos e bactérias perigosas.

5. Capte a água da chuva

Para economizar este recurso tão valioso, que tal aproveitar a água da chuva para irrigar seu jardim ou sua horta? Ou, futuramente, destiná-la a uma tubulação específica para abastecer o banheiro e a lavanderia?

A partir do recolhimento da água que cai nas calhas do telhado, você abastece uma cisterna ou uma pequena caixa d’água que servirão de reserva para qualquer serviço doméstico.

6. Separe resíduos e faça compostagem

Pode não parecer, mas boa parte dos itens utilizados na sua casa — papel, vidro, metal, plástico — são possíveis de serem reciclados. Incentive a coleta seletiva no grupo familiar, cuidando para que pilhas e baterias tenham descarte específico.

Os resíduos orgânicos — restos de alimentos, folhas e fibras naturais — podem ser utilizados em uma compostagem doméstica, que servirá de adubo para plantas e contribuirá com a fertilidade do solo do seu jardim.

7. Escolha aparelhos eficientes

Troque as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ou de LED, que consomem menos e ainda têm vida útil prolongada. Na hora de comprar eletrodomésticos, prefira os modelos com selo PROCEL A de eficiência energética, pois são fabricados com tecnologia de alto desempenho aliado ao baixo consumo.

8. Adote atitudes conscientes

Pequenas ações diárias de cuidado podem parecer pequenas se comparadas aos passos acima, mas não é por isso que você deve deixar de fazê-las. Comece agora e incentive sua família a acompanhá-lo, com o benefício de diminuir o uso de recursos e economizar!

Algumas dessas atitudes valiosas são:

  • Desligar a torneira enquanto escova os dentes;
  • Aproveitar a água da lavadora de roupas para limpar o chão e as calçadas;
  • Diminuir os minutos dedicados ao banho;
  • Apagar as luzes dos cômodos sem uso;
  • Manter a geladeira em local sombreado e arejado.

 

A Arqfashion também contribui com a valorização da sustentabilidade no ambiente e na rede de internet. Essa garantia se dá com a presença do Selo Site Sustentável!

site sustentavel

E você, o que faz para tornar sua casa mais sustentável? Comente e aproveite para compartilhar as informações nas suas redes sociais!

Você também pode gostar de