Série: conheça o sistema light steel frame por anna steel frame

Acompanhe a Série:

  1. CONHEÇA O SISTEMA LIGHT STEEL FRAME
  2. PASSO 1 – ESTRUTURA DE AÇO
  3. PASSO 2 – COBERTURA
  4. PASSO 3 – FECHAMENTO EXTERNO
  5. PASSO 4 – FECHAMENTO INTERNO

Sempre ligada nas tendências do mundo da arquitetura, a Arqfashion identificou um crescente interesse no meio pela construção em light steel frame no Brasil. E por isso resolvemos criar uma série de posts onde iremos explicar melhor o sistema de light steel frame e ainda postaremos foto de uma obra em construção!
Em nosso primeiro post, vamos detalhar um pouco mais o sistema, além de te contar a história dele 😉

O que é Light Steel Frame?

O Light Steel Frame, ou estrutura de aço leve, é um sistema de construção de casas e prédios que possui o aço leve como o principal elemento estrutural! O sistema utiliza também outros elementos de fechamento como placas OSB e cimentícias em paredes externas e placas de gesso em paredes internas.
Ele faz parte do Sistema CES (ou Construção Energitérmica Sustentável), também conhecido como Construção Seca por utilizar, em sua maior parte, produtos sustentáveis, mínimo desperdício de material e obter um consumo de água durante a obra irrelevante em comparação a métodos tradicionais! O Light Steel Frame vem ganhando espaço no mercado brasileiro não só por seu apelo sustentável, mas também pelo curto tempo de execução e por sua altíssima qualidade termoacústica!

Casa Steelframe

Quais as origens do Steel Frame?

Embora muitos acreditem que o light steel frame é um método construtivo novo, ele teve sua origem no método de wood frame, muito difundido nos EUA entre os nos de 1810 e 1860, quando o país passava por um rápido crescimento populacional. As técnicas de montagem são semelhantes, no entanto uma utiliza perfis estruturais de aço galvanizado, enquanto a outra utiliza a madeira.

O método de construção proporcionou obras mais rápidas e mais simples, aumentando o índice de satisfação de clientes e construtores, e assim ele se difundiu pelo mundo. Hoje ele está presente em diversos países como Canadá, Estados Unidos, Australia, África do Sul, Chile e também em outros países da Europa e Asia. No Brasil ele também começa a se difundir conforme as empresas vão desenvolvendo suas técnicas para oferecer o sistema desde o projeto estrutural, até a montagem da obra em si.

Estrutura Metalica Steelframe

O que eu preciso para construir em Steel Frame?

Primeiramente você precisa de um projeto arquitetônico de sua casa ou prédio! A partir disso, você precisa de um projeto estrutural de steelframe, onde o especialista vai fazer o cálculo da necessidade de material na casa, bem como prever todos os pontos de reforço, fixação, distribuição de placas (cimentícia e OSB), levando em consideração a segurança da construção! Depois você precisará de mão de obra especializada, que conheça bem o sistema e esteja apta a entender um projeto estrutural e aplicá-lo na obra.

Hoje no Brasil há empresas oferecendo o sistema completo (desde projeto estrutural, até a execução da construção), como também você pode obter o projeto estrutural de uma empresa e a execução de outra. Mas lembre-se: peça para conhecer o portfólio de obras realizadas da empresa ou profissional e, se possível, converse com um antigo cliente para checar as referências!

No segundo post da série você acompanhará a execução do projeto abaixo!

Projeto Casa Steelframe

Continue lendo em: SÉRIE: SISTEMA STEEL FRAME – PASSO 1 – ESTRUTURA DE AÇO

 

Mariana Wood Lopes

Anna Steel Frame

Você também pode gostar de