Descomplicando a obra: parte 2

descomplicando_a_obra_14

 

Queridos, hoje trago para vocês a segunda e última parte do post “Descomplicando a Obra“. Para relembrar os primeiros passos de uma obra ou reforma de interiores da uma olhadinha na Parte I do post aqui. Gosto muito de sempre lembrar vocês que o que compartilho aqui não é uma regra, mas a forma como eu trabalho. Ok? Vamos lá?

 

Pintor (Primeira Parte)

No meu escritório trabalhamos sempre com uma mesma equipe de mão de obra e já temos o nosso jeito de fazer as coisas darem certo. Após o gesso finalizado o pintor entra e faz toda a correção do forro de gesso com massa corrida e lixadeiras (chamamos isso de “emassar o gesso”) e sempre pedimos para ser aplicada apenas a primeira demão de tinta nesse forro.

 

descomplicando_a-_obra_07

Eletricista (Segunda Parte)

Depois do forro “preparado” pelo pintor é hora de chamar o eletricista para instalar as peças de embutir, sobrepor e até mesmo os pendentes que não sejam extremamente delicados. Lembrando que  esses itens (os mais delicados) devem seguir embalados em plástico bolha até o final da obra. Se eventualmente o eletricista suja o forro ou faz um furinho no lugar errado temos como consertar quando o pintor for finalizar o teto, aplicando a segunda demão de tinta. Ótimo, vocês não acham? Lembrando que mão de obra qualificada é tudo, principalmente nesses momentos!

Pedreiro

Após o gesso finalizado é o momento de instalar o seu piso! Algumas pessoas preferem finalizar a pintura do teto ou forro de gesso e pintar as paredes primeiro, mas no @benditoatelier preferimos fazer dessa forma, pois enquanto houver muita gente circulando pela obra é muito provável que sujem as paredes. Seu pedreiro ou o instalador de porcelanato são as pessoas indicadas para essa fase da obra. Lembre-se que o piso que você comprou  foi um investimento e não vale a pena contratar alguém que não entenda do serviço para executá-lo.

 

descomplicando_a_obra_10

descomplicando_a_obra_09

 

Pintor (Segunda Parte)

Depois dos serviços do eletricista, gesseiro e pedreiro prontinhos aí sim é hora do pintor entrar na obra, para finalizar tanto o teto quanto as paredes!!! É uma delícia acompanhar essa fase pois aí conseguimos ver o início do fim. Vocês me entendem, né?? hahaha

 

descomplicando_a_obra_08

 

Planejados ou Marcenaria

Depois das paredes prontinhas o pessoal dos planejados/da marcenaria pode instalar seus móveis no lugar!!! Combine com seu pintor um retoque para depois dessa fase, se necessário. É preferível que ele (pintor) só faça retoques após os planejados serem instalados.

Pós Obra & Serviços Delicados

Depois dos serviços “mais pesados” finalizados é hora de uma bela faxina! Nada de perder tempo limpando o local antes disso. É hora de lavar a alma e o chão haha Após essa limpeza aí sím podemos entrar com o nosso queridinho do momento: O papel de parede! Ou com desenhos em paredes lousa! Outro item legal de ser instalado nessa fase, caso tenha em seu projeto, é o piso vinílico!

 

descomplicando_a_obra_11

Amo o trabalho da @rochatayla!!! Ela desenvolve as lousas mais lindas da vida!!!

 

Gente… Obra é estressante para todo mundo!!! Não é só com você que acontece mil coisas não! Mas garanto que no final das contas vale a pena! Não tem preço ver um ambiente transformado. As fotos dos posts são do Studio Garagem, um ambiente da mostra Village Arte Decor que aconteceu aqui em Piracicaba no ano passado (2015) e esse projeto fiz em parceria com dois queridos amigos arquitetos @isadorafmb & @caiopllgr. Nos descabelamos para esse projeto sair do papel! Todo stress que passamos valeu a pena. Valeu muito!

Bom pessoal, espero que tenham gostado do tema e que tenha servido para ajudá-los! Sei que é meio extenso e complicadinho, mas achei bacana compartilhar isso com vocês! E aí, sugestões para os próximos posts?

Marcela Rossi

Você também pode gostar de