Descomplicando a obra

Descomplicando Obra
Fonte: http://goo.gl/t1iqBM

Oi gente!! Hoje vamos falar um pouquinho sobre as etapas de uma obra e vou compartilhar com vocês a sequência de serviços da fase de acabamentos (reta final) que gostamos de seguir em meu escritório. Lembrando que isso não é uma regra e cada profissional trabalha de um jeito. Isso é apenas uma luz para quem está completamente perdido, ok?  Esse é mais um post que será dividido em duas partes (ou mais).

Eu sei que quando chegamos a essa fase da obra ou quando iniciamos uma reforma de interiores a ansiedade vai a mil, e queremos ver as coisas acontecerem, mas pular etapas atrapalha o andamento da obra e pode danificar serviços já feitos. E pasmem, me lembro muito bem de um dado que vi em aula na faculdade que me chocou: 25% dos gastos da obra estão relacionados a desperdícios e retrabalhos!!! VINTE E CINCO POR CENTO.

Pré-Instalação Elétrica (Eletricista Primeira Parte) 

O eletricista deve ser sempre o primeiro a começar os trabalhos! Principalmente se seu projeto conta com um forro de gesso rebaixado! Se sua obra é nova, ele vai passar toda a fiação pelos conduítes e deixar todos os pontos (fios) preparadinhos na laje. Se for uma reforma muito provavelmente será necessário trocar alguma fiação que possa estar danificada e eventualmente precisarão ser feitos novos “rasgos” na parede para aumentar e mudar de lugar as tomadas e interruptores existentes (adianto: nem todo eletricista faz essa mão de obra e isso é bem chatinho $$). No caso das reformas, quando queremos novos pontos de luz e estamos trabalhando com a ideia de forro de gesso rebaixado os eletricistas fazem tipo um “varal” com toda a fiação que será posteriormente escondido com o forro.

Descomplicando Obra

 

Pré-Instalação de Ar Condicionado

É muito importante executar esse serviço também antes de iniciar os trabalhos de gesso na obra, assim é possível tirar partido do gesso para esconder a tubulação do ar, seja com um forro rebaixado, com um pilar ou até mesmo uma contra parede.

 

Pedreiro

Algumas atividades podem ser feitas simultaneamente e sempre tem um cara que está lá, batendo cartão na obra kkk O Pedreiro, claro. Além de executar vários serviços seu pedreiro é quem vai, muito provavelmente, receber a maioria dos materiais na obra. Algumas coisas que podem ser feitas antes do gesso: execução de sapatas e retirada de tudo o que for existente no local que não faça parte da nova proposta (pisos, revestimentos, bancadas, armários, portas, janelas, etc). Outro item a ser executado nesse momento: Se for existir revestimento na parede até o teto e posteriormente um forro de gesso rebaixado, é interessante que esse revestimento seja instalado antes do forro, pois assim o acabamento ficará perfeito. Lembre-se de deixa muito claro com o pedreiro quais serviços estão inclusos no orçamento dele!

Descomplicando Obra

 

Gesso

Feitos todos os serviços anteriores é hora do gesseiro entrar na obra. Faz muita sujeira mas é um serviço muito rápido! Se em sua obra o piso já é existente e você não vai trocar, sugiro muitas caixas de papelão protegendo esse piso, certo? O pessoal do gesso geralmente trabalha com andaimes e não queremos esses andaimes em contato direto com o piso, né?

 

Descomplicando Obra

Descomplicando Obra

 

Vamos encerrar por aqui o post de hoje mas quero saber se vocês gostaram dessas informações, se já tiveram problemas por conta da sequência dos serviços… Me contem!!!

E lembrando mais uma vez, que eu não sou nenhuma expert nesses assuntos, estou compartilhando com vocês a forma que fazemos nas obras do @benditoatelier e a forma com que os nossos parceiros trabalham (pedreiro, pintor, eletricista)… OK? Até a próxima,

Marcela Rossi

Você também pode gostar de