Eco Design

Olá,

Hoje na nossa coluna vamos falar sobre Sustentabilidade no DESIGN. Criação de objetos sustentáveis e novas tecnologias! Nosso escritório trabalha sempre a frente desses temas e como resultado surgiu a Cubom³, uma luminária que tem se tornado a “menina dos olhos” do escritório, e com uma tecnologia Om, um traço de concreto mais sustentável. Vamos primeiro entender o que é afinal ECO DESIGN. Então vem comigo!

O Termo ECO DESIGN surgiu nos anos 90, após a indústria perceber que os produtos em larga escala estavam afetando negativamente o planeta e sua economia, era preciso pensar, desacelerar e começar uma produção diferente. Foi o inicio da era VERDE, onde o termo Sustentabilidade também começa a ganhar força. A indústria começa a desenvolver metodologias de projetos e fabricações que minimizam os impactos ambientais como:

Se você ficou com duvida na hora de comprar um produto “ecologicamente mais correto” verifique se ele atende no mínimo a cinco (5) requisitos dessa lista, seguindo os parâmetros internacionais de ECO Design.

Os produtos ECO’s devem unir tecnologias possíveis e econômicas ao ecologicamente necessário, para que se torne um objeto de qualidade, com maior vida útil e culturalmente aceitável.

Produtos mais ecologicamente corretos

Ser sustentável não é mais tendência ou modismo, na verdade nunca foi, é uma necessidade industrial. Além de afetar a economia dos países, a falta de produtos como esses despertou grupos proativos que cuidam da consciência ecologia e do coletivo, projetando ambientes urbanos mais saudáveis. O Eco Design vem para solucionar e amenizar problemas que só são vistos e vivenciados ao final do ciclo de duração de cada produto. Nas inúmeras pesquisas sobre esse impacto ambiental e social já se fizeram leis e até estratégias políticas internacionais, comprovando que os princípios do eco design são essenciais para garantir a estabilidade ambiental e a economia mundial.

Sustentabilidade e Tecnologia:

O “ConcretOm”, desenvolvido pelos arquitetos Isaac Amir e Marina Castanheira, possuem uma mistura que faz dele um concreto mais sustentável, um traço ideal para objetos e especialmente o Eco design.

Traço é uma mistura de ingredientes ou características que compõe um resultado final, assim como na culinária. Mas como estamos falando de concreto, esse traço é a formula para se chegar ao concreto ou argamassa ideal.
A iniciativa dos arquitetos era de experimentar traços diferentes na construção civil sem ser estrutural, mas o concreto se mostrou mais adequado para objetos por ser mais leve e auto adensável. A mistura já tem um numero provisório de registro de patente (INPI) e é composta de materiais reutilizados de nossas obras e reformas como a sobra de cimentos, papel usado, entulhos de obras e aditivos plastificantes naturais, além de reduzir em grande quantidade o uso de água.

ECO Design + ConcretOm: Cubom³

A Cubom³ foi criada para ser uma luminária que reuni algumas características do escritório, como o design simplista, função e sustentabilidade. Unindo esses conceitos primordiais surgiram soluções para os papeis descartados do escritório, e as sobras de resíduos das construções.

A criação envolveu uma pesquisa que buscou desde o inicio a reutilização de materiais que estão dentro dos canteiros de obras como a madeira, resto de caixaria e portas de moveis descartados na demolição se transforam em ferramentas de trabalho para concepção da peça original. A madeira usada gravou suas fibras na peça, deixando sua identidade, textura que as peças carregam até o consumidor final que pode sentir as fibras da madeira.

O design da Cubom³ é o resultado de um minucioso processo. É um objeto que tem o objetivo de ser economicamente viável, e suas características de desenho, assim como o corte em chanfro na peça foram retiradas da logomarca do escritório, trazendo mais flexibilidade para as posições, contribui para agregar um diferencial estético, um conforto visual.
Os acabamentos de origens naturais e renováveis incentivam o consumo de produtos sustentáveis e a preservação das espécies, alguns deles como a cera de abelha, carnaúba e a cortiça.

A sustentabilidade do produto está desde o início com a reutilização das matérias primas até a embalagem final. Ao comprar uma Cubom³ orientamos o consumir a adquirir lâmpadas com filamento LED, Luz quente (amarela -2400K) 200 lumens.

Gostaram? Para adquirir a sua é fácil, entre encontrado conosco mandando um e-mail para om.arquitetos@hotmail.com e garanta a Cubom³!

Dica Om!

Para cada tipo de ambiente escolha uma lâmpada apropriada. Ambientes aconchegantes como salas, dormitórios e hall de modo geral requerem lâmpadas de cores quentes. Os ambientes que pedem lâmpadas frias são banheiros, cozinhas e lavanderia. Em outro momento vamos falar de iluminação eficiente.
Troque todas as lampas por LED ou mescle com as florescentes e alógenas, hoje no mercado existem inúmeras opções e marcas de LED. Consulte seu Arquiteto ou Light designer para especificar os tipos de lâmpadas para sua casa ou projeto.
Uma grande vantagem do LED é a durabilidade garantida pelo fabricante, de 5 á 15 anos. se sua LED queimou antes do prazo que consta na embalagem, procure a loja e faça a troca. Não se esqueça de guardar as notas de compra!

Om shanti.

Você também pode gostar de