Espaços pequenos. Por Marcela Rossi

Oi gente, tudo bem com vocês? Nosso primeiro post do ano aqui no ArqBlog! Vamos falar sobre espaços pequenos, no caso, residências pequenas.

Quem aí mora em um apartamento com 50 m² ou menos? Muita gente, né? Tenho alguns clientes em meu escritório (@benditoatelier) que estão começando a vida a dois em pequenos apartamentos, e sabe o que eles tem em comum? Todos eles quando me procuraram falaram frases do tipo “Ah, o apê é pequeno, não cabe nada”. E o meu papel como arquiteta é mostrar para eles, projetualmente, que não é bem assim não!

Mais uma vez quero ressaltar para vocês a importância do arquiteto ou design de interiores (sem querer puxar sardinha pro nosso lado, mas né, já puxando rs). Nós estamos capacitados para otimizar espaços e usá-los da melhor forma possível! Por isso é tão importante ter um profissional para elaborar o projeto do seu lar. E sim, mesmo que o seu lar seja pequeno. Aliás, me atrevo a dizer que essa é uma das situações onde um bom projeto é mais necessário do que as pessoas imaginam.

No post de hoje decidi trazer algumas imagens de ambientes onde os espaços foram muito bem aproveitados para inspirar vocês! Bora ver?

 

Cozinhas

espacoes-pequenos_2Uma cozinha americana pequena e muito charmosa.

espacoes-pequenos_3
Espaços mínimos com aproveitamento máximo.

 

Uma opção bem legal para pequenos espaços é integrar a cozinha e a lavanderia. O bacana é que é possível fazer isso e ao mesmo tempo ter um ambiente bonito.

 

Espaços integrados

espacoes-pequenos_7

Ambientes integrados por si só já ampliam o espaço mas algumas ideias ajudam ainda mais nessa sensação e uma delas é utilizar sofás ou bancos na mesa de refeições! Diferente das cadeiras, que precisam ser movimentadas para permitir que as pessoas se sentem, os bancos ou sofás economizam espaço por serem fixos.

espacoes-pequenos_5

Integrar a varanda a sala é uma ótima maneira de ampliar um dos espaços mais nobres da casa, a sala. Olha que charme essa referência.

espacoes-pequenos_6

Living e home office juntos, por que não? Um bom projeto de interiores, como esse da foto, consegue deixar essa junção estilosa e super bacana! (morrendo de amores por esse tapete).

 

Mobiliário inteligente

Alguns exemplos de como o mobiliário projetado especificamente para o ambiente em questão pode aproveitar o espaço de maneiras incríveis e inteligentes.

espacoes-pequenos_8

Um armário super interessante, as prateleiras fixadas na parte interna da porta para armazenar produtos e a parte pré determinada para a roupa suja são soluções legais para otimizar espaços. Adorei essa referência!

espacoes-pequenos_9Escrivaninha retrátil. Precisa falar mais alguma coisa?

espacoes-pequenos_10

Para quartos pequenos que tal uma cabeceira linda e funcional? Essa “gaveta vertical” com prateleiras é uma ideia muito bacana. Salvo na minha pastinha de inspirações.

espacoes-pequenos_11

O vão entre as máquinas de lavar e secar? Gaveteiro vertical nele! Hahaha Gente como é maravilhosa essa história de aproveitar todo e qualquer local para guardar as coisas de uma forma organizada, não é não? Mais uma ideia legal para pequenos ambientes.

 

Mais uma da série: Todo – mínimo – espaço deve ser aproveitado! Acho incrível esse tipo de “gaveta vertical”, acho que vocês perceberam, né? Olha essa referência onde a gaveta serve como despensa!

 

Por hoje as referências são essas, folks! O que acharam? Quem tem ideias tão legais quanto essas para casas pequenas para compartilhar com a gente?

Beijos e até a próxima,

Marcela Rossi.

Você também pode gostar de