Estilo industrial: como adaptar a tendência ao seu projeto

estilo industrial tendecia projeto

Fonte imagem: bit.ly/1YfjnU8

Tendência que começou a se desenvolver em Nova York nos anos 1950, o estilo industrial surgiu como consequência de antigas fábricas que foram transformadas em apartamentos. Desde então, esse estilo pouco convencional e muito charmoso vem conquistando adeptos.

Com estrutura, alvenaria e tubulações aparentes, a flexibilidade e a liberdade que caracterizam essa releitura indicam uma estética desapegada dos conceitos tradicionais de design e arquitetura.

Elétrica aparente: a principal vantagem

A opção pela tubulação aparente flexibiliza a instalação como um todo, pois permite que acréscimos ou alterações sejam feitos quando da utilização do ambiente sem necessidade de promover uma pequena reforma.

O material utilizado, em geral, são conduítes de aço galvanizado e suas conexões, facilmente encontrados em home centers e lojas especializadas em material elétrico.

Além disso, é de suma importância reconhecer que o acabamento bem feito é a chave para o sucesso desse estilo, portanto é sempre recomendável que as instalações sejam feitas por profissional habilitado, para que o serviço ocorra com capricho e sem remendos.

Outras vantagens do estilo industrial

Esse estilo pode diminuir muito os custos da execução do imóvel, como a execução do forro de gesso. Isso acontece porque, com as tubulações aparentes, ele não é mais mandatório para o acabamento estético dos ambientes. Em termos executivos, um grande benefício é o ganho do pé direito integral, pois dispensa o rebaixamento gerado pelo forro de gesso.

Outro custo bastante diminuído é o dos acabamentos, visto que esses ambientes podem dispensam a execução de chapisco e pintura, conforme cada projeto. Além disso, o estilo promove a integração dos ambientes, substituindo grande parte das esquadrias internas por simples vãos.

A dificuldade do design industrial

O grande obstáculo do estilo industrial é o projeto. Como o design dispensa, em sua maioria, os acabamentos, os serviços de infraestrutura necessitam ser muito bem executados e planejados, com capricho e organização.

As instalações, a estrutura e as vedações precisam ser meticulosamente programadas, de forma que a infraestrutura seja executada com estética impecável e se assimile ao acabamento finalizado.

É essencial que o projeto de pontos elétricos e luminotécnico tenha o seu leiaute altamente personalizado para a utilização do imóvel, com tomadas e interruptores em posições tais que as linhas das tubulações apresentem caráter estético valorizado.

É recomendável que tudo seja estudado com entusiasmo antes que o projeto entre em execução, buscando integrar as necessidades técnicas aos padrões estéticos objetivados, inclusive de forma a evitar a necessidade de retrabalho.

Características particulares

O estilo industrial se adapta ao ambiente e deve ser integrado à sua mobília, de forma que se torne também parte da decoração. Uma boa forma de fazer isso é criar desenhos com as tubulações nas superfícies do imóvel ou mesmo pintá-las de cores diferentes e extravagantes.

Para o caso da pintura, pode-se substituir os conduítes por canos de PVC. A manutenção da tubulação deve ser feita regularmente, pois a poeira acumulada se torna visível em pouco tempo. Além disso, não é recomendável a utilização desse estilo em locais onde os canos possam se deteriorar, como em lugares afetados pela maresia.

Em linhas gerais, o estilo industrial surpreende pelo conforto e informalidade produzidos e pela personalidade agregada ao ambiente, sendo perfeitamente recomendável àqueles que desejam diferenciar seus ambientes, agregando jovialidade e individualidade sem perder a qualidade no produto final.

Gostou? Tem algum comentário a fazer? Deixe aqui sua opinião.

Você também pode gostar de