Faça seu jardim suspenso e arrase na decoração da casa

Jardim Suspenso na Decoração da Casa
Fonte imagem: bit.ly/2cgMwO9

Poder ter a natureza por perto, mesmo em meio às grandes cidades, alimenta o espírito e é benéfico ao nosso bem estar. Engana-se quem pensa que são necessário amplos espaços externos para poder desfrutar da proximidade com as plantas. Os jardins suspensos tornam-se a solução perfeita para quem não abre mão do verde, mesmo morando em um apartamento ou casa sem quintal.

Mostramos para vocês algumas dicas de como ter um jardim suspenso e ainda arrasar na decoração da casa. Quer saber mais? Confira!

O que é um jardim suspenso

Jardins suspensos nada mais são que plantas dispostas na posição vertical. Eles podem ser posicionados em paredes ou ter suas plantas suspensas por meio de fios ou prateleiras. Dessa forma, a falta de espaço não se torna um problema e o jardim suspenso só tem a agregar em ambientes menores.

Tipos de plantas e flores ideais

O que será plantado no jardim suspenso vai depender muito de sua localização no ambiente escolhido para acolhê-lo. Ervas como a lavanda e flores como a camélia precisam de sol na maior parte do dia e são perfeitas para jardins expostos diretamente ao sol.

Lembre-se de que a vegetação, em geral, precisa de um mínimo de luminosidade para florescer, por isso, prefira cômodos com entrada de luz e ar para instalar seu jardim suspenso.

Os cuidados com o jardim suspenso são os mesmos que temos que ter com o jardim “tradicional”. É importante regar as plantas com a frequência que elas necessitam e fazer a adubação dos vasos periodicamente

O que usar para fazer um jardim suspenso

Existem várias maneiras de dispor plantas verticalmente. Separamos aqui algumas ideias para você colocar em prática na sua casa.

Prateleiras

Usar prateleiras é uma maneira simples de se criar um jardim suspenso. As prateleiras podem ser fixadas do teto ao chão, cobrindo inteiramente a parede, para dar destaque às plantas, flores e ervas dispostas em vasos. Há também a opção de se fazer furos nas tábuas e suspendê-las com cordas presas ao teto. Um jeito charmoso e eficaz de exibir seu jardim.

Garrafas PET

Que tal ser sustentável e reutilizar as garrafas de água e refrigerante que iriam para o lixo? Garrafas PET fazem ótimos vasos se deitadas na horizontal. Faça um corte retangular na garrafa para colocar terra e plantar suas flores escolhidas. As garrafas podem ser fixadas, mas suspendê-las por corda torna o processo mais simples, já que não há a necessidade de perfurar a parede.

Lâmpadas

É possível fazer lindos minivasos com as lâmpadas queimadas que iriam fora. Por serem recipientes menores e mais delicados, opte por cactos ou suculentas para adornar a peça. Ficam lindos se suspensos e dispostos um próximo ao outro, em alturas diferentes.

Como inserir um jardim suspenso na decoração da casa

O jardim suspenso tem tanto impacto visual que, por si só, já é uma peça de decoração. Exatamente por isso, deve ter um espaço ao seu redor destinado exclusivamente a ele. O objetivo é dar mais destaque ao jardim e não deixar o décor pesado.

Se o ambiente for espacialmente limitado, reserve uma parede inteira para as plantas. Em lugares mais amplos, outros acessórios podem funcionar como complemento se utilizados na mesma parede. Algumas ideias interessantes para sua instalação é atrás de sofás, em cozinhas ou naquela parede da sala que ficou meio esquecida e sem nenhum adorno.

Um jardim suspenso valoriza a decoração da casa e insere uma atmosfera de leveza e frescor ao ambiente. Escolha a opção que seja mais viável para você e aproveite todos os benefícios que um jardim pode oferecer.

Você já tem um jardim suspenso? Tem alguma dúvida de como fazer um? Deixe um comentário!

Você também pode gostar de