Série: sistema steel frame – passo 1 – estrutura de aço

Acompanhe a Série:

  1. CONHEÇA O SISTEMA LIGHT STEEL FRAME
  2. PASSO 1 – ESTRUTURA DE AÇO
  3. PASSO 2 – COBERTURA
  4. PASSO 3 – FECHAMENTO EXTERNO
  5. PASSO 4 – FECHAMENTO INTERNO

Este segundo post da série é dedicado ao primeiro passo da montagem da casa em steel frame, ou seja, falaremos da alma da casa, a estrutura de aço!

Passo 1: Montagem da Estrutura de Aço

A estrutura do steel frame são perfis de aço que passam por um processo de galvanização altíssimo em sua fabricação, a fim de proteger o aço contra corrosões. As chapas de aço, que dão origem ao perfil, também são bem mais espessas do que o aço utilizado em telhas metálicas ou perfis para drywall.

Além de o aço ser super reforçado, na verdade é a maneira como os perfis são montados que define a resistência do sistema. Por isso, toda a estrutura de aço é pensada anteriormente em projeto. Os montadores devem receber cadernos de montagem que indiquem, passo a passo, como estruturar os perfis em painéis, e os painéis em paredes, lajes e telhados.

Obra Steel Frame

Eu consigo montar uma estrutura de steel sem um projeto estrutural?

Dificilmente! A distribuição de cargas do steelframe ocorre de maneira bastante equilibrada por toda a obra. O projetista faz os cálculos considerando a obra como um todo. Ao ignorar o projeto estrutural, o montador pode comprometer fortemente a estrutura da obra!

Existe uma norma brasileira que define a construção em steel e as características dos produtos?

Ainda não existe no Brasil uma norma que estabeleça regras gerais para o sistema de steel frame! Mas já existem DATec (Documento de Avaliação Técnica) elaborada por fornecedores bastante sérios como Saint Gobain e LP, que trazem todo o seu conhecimento internacional da construção para o Brasil. No geral, as empresas de construção em steel atuando no Brasil terminam por seguir as regras de construção em steel americanas e europeias.

Obra Steel Frame

Como escolher meu fornecedor de perfis de aço?

Novamente atentamos ao fato de que o cliente/montador deve se informar a respeito da procedência dos perfis, principalmente se sua espessura e galvanização estão de acordo com as normas internacionais de construção em steel frame!

Eu se eu for construir um sobrado?

Neste caso, é criada uma estrutura em aço de laje, mais reforçada, que suportará os níveis superiores da casa.

Obra Steel Frame

No próximo post falaremos sobre o próximo passo da construção em steelframe: as coberturas!

 

Mariana Wood Lopes

Anna Steel Frame

Você também pode gostar de