Série: sistema steel frame – passo 3 – fechamento externo

Acompanhe a Série:

  1. CONHEÇA O SISTEMA LIGHT STEEL FRAME
  2. PASSO 1 – ESTRUTURA DE AÇO
  3. PASSO 2 – COBERTURA
  4. PASSO 3 – FECHAMENTO EXTERNO
  5. PASSO 4 – FECHAMENTO INTERNO

Hoje vamos falar sobre a instalação das placas OSB, da membrana hidrófuga Tyvek®, e das placas cimentícias na parede externa de steel frame!

Depois que a estrutura de aço e a cobertura já foram instaladas, chegou a hora de começar a instalar as placas nas paredes externas da estrutura. A primeira placa a ser colocada é o painel estrutural OSB. Como o nome diz, os painéis são bastante resistentes e fazem parte da estrutura do sistema conferindo maior rigidez às paredes, forros e telhados e, ao mesmo tempo contribuindo para melhorar a qualidade termo-acústica do sistema. Nem toda construção em steel frame leva as placas OSB em sua composição, mas os ganhos em performance termo-acústica mais que justiçam a sua utilização.

Placa OSB
Placa OSB

Depois de a placa de OSB ser afixada, é o momento de “envelopar” a casa com a membrana hidrófuga, mais conhecida como Tyvek®. O Tyvek® é uma figura fundamental no sistema Light Steel Frame. Ele atua como barreira contra vento, poeira, vapor d‘água e calor. Ao mesmo tempo, ele permite a saída do vapor d‘água do interior das paredes, evitando o acúmulo de umidade e a proliferação de fungos.

Tyvek
Tyvek®

O próximo passo para fechamento da parede externa é a instalação das placas cimentícias. Com um forte apelo ecológico, as placas cimenticias são compostas basicamente de matérias-primas comuns, tais como cimento e celulose, e sua produção tem baixo consumo energético. As principais características das placas cimentícias são a alta resistência a impactos, à umidade, fogo, e o isolamento acústico e térmico. Além disso, elas permitem diferentes tipos de acabamento em pintura ou cerâmica.

Placa Cimentícia
Placa cimentícia

O último passo, mas não menos importante, é o tratamento das juntas de dilatação para não ocorrer penetração de água, nem trincas decorrentes de dilatação das placas.

Eu posso deixar as placas cimentícias aparentes?

Sim! Neste caso, utiliza-se um cordão de dilatação de cor próxima a placa, finalizando a mesma com um tratamento de verniz transparente que servirá para proteger a placa, aumentando seu tempo de vida e, principalmente, sua boa aparência!

Finalizando a placa cimentícia de fora, estamos prontos para avançarmos nas partes internas das paredes, que será o assunto de nosso próximo post!

 

Mariana Wood Lopes

Anna Steel Frame

Você também pode gostar de