Várias faces do cimento queimado
O cimento queimado não é um material novo. Há muito tempo, tem sido usado nos pisos de ambientes residenciais e comerciais. Apesar do nome sugerir algum processo de combustão, a “queima” do cimento não está relacionada a fogo, pois o termo provavelmente surgiu associado ao desperdício do cimento que é polvilhado sobre o piso com a massa ainda molhada. É ideal para criar um ambiente em estilo rústico e, ao mesmo tempo, dar um toque de modernidade.
Na foto: Na sala com tons claros, a parede de cimento queimado e o piso de madeira ajudam a compor um ambiente clean e, ao mesmo tempo, despojado.
A versatilidade do cimento queimado vem conquistando arquitetos e designers de interiores. O efeito continua sendo usado nos pisos, mas também tomou conta de outros elementos arquitetônicos: bancadas, nichos, pilares e, principalmente, paredes.
A técnica é muito versátil e por isso permite a aplicação em diferentes superfícies.
Na foto: Parede e piso em cimento queimado. Os móveis ajudam a criar um ambiente industrial.
Para as paredes o processo é um pouco diferente, mas o efeito desejado é o mesmo! A vantagem é que, diferente do piso, a aplicação é muito mais simples. Não precisamos, necessariamente, de um especialista para transformar uma parede.
O mercado oferece algumas possibilidades de materiais, variando entre argamassa (obtida com a mistura de cimento + areia + água), porcelanato, papel de parede e textura pronta. A tonalidade também varia de acordo com o resultado esperado.
Na foto: Algumas tonalidades encontradas no mercado.
A cor cinza nas paredes vem tomando conta dos ambientes, tanto em áreas internas como externas. Apesar do cimento queimado normalmente ser associado a um estilo industrial e urbano, isso não significa que sua casa deve seguir unicamente essa linha para aderir à tendência.
Por ser uma base neutra, este acabamento aparece em composições contemporâneas que permitem o mix com outros estilos de forma harmônica. Hoje em dia, as regras de combinação são mais elásticas e elementos surpresa são muito bem vindos.
Na foto: O tapete básico e a parede de cimento queimado permitem que o sofá turquesa se destaque na companhia das almofadas coloridas. As cores são importantes pois criam pontos de destaque e dão vida ao espaço.
Por ser muito fácil de reproduzir, a técnica pode ser combinada com muitas cores, transformando o quarto ou a sala de estar em um lugar ainda mais aconchegante e com estilo. O efeito de cimento queimado pode ser feito pontualmente, escolhendo somente uma parede, ou em todo ambiente.
Na foto: No quarto do bebê, a parede de cimento ganha pintura e deixa a composição ainda mais suave.
O cimento muitas vezes pode transmitir sensação de frieza. Elementos naturais podem quebrar esse gelo e trazer equilíbrio na composição. A harmonia é alcançada justamente pela descontinuidade do cinza quando inserimos um tom mais quente no ambiente.
Na foto: O cimento queimado combina muito bem com a madeira, que quebra a frieza do cinza.
Se existe o desejo de mudar, mas a insegurança fala mais alto, o ideal é escolher espaços menores para começar, como o hall de entrada ou o lavabo.
Na foto: Paredes de cimento queimado trazem leveza e são um detalhe diferente no lavabo.
Modificar ambientes com algumas pequenas mudanças renova nossas energias e faz muito bem! Experimente! Coloque a mão na massa e transforme um espaço sem graça em um ambiente cheio de estilo e personalidade.
Roberta Crocomo Tozzi – Arquiteta e Designer de Interiores
Docente de Design de Interiores do Senac Piracicaba

