Aprenda a fazer o Cimento Queimado em 7 passos

O cimento queimado nada mais é que um acabamento feito direto no contrapiso. Essa técnica é antiga e muito popular no Brasil, um dos motivos é o fato de ser um dos tipos de acabamento de piso mais baratos e resistentes do mercado, com seu custo beneficio equilibrados. Sua composição é muito simples, uma argamassa de cimento e areia. Uma opção ideal para ambientes rústicos e modernos, um grande curinga que pode ser usado no piso ou na parede, interno e externo, como em varandas e áreas de lazer.

Cimento Queimado
Ultimamente tem virado grande tendência em pisos internos como salas, varandas e cozinhas, seu uso tem sido empregado até mesmo em apartamentos, o que comprova sua versatilidade e eficiência. O cimento queimado possui um efeito com aparência industrial quando polido e resinado, ou pode ter um efeito mais rustico sem tanto acabamento quando é feito a mão, sem maquinas de alisamento e polimento.

O cimento queimado leva esse nome por conta do efeito manchado que fica no final após a secagem e cura da argamassa. Sendo assim a “queima” é o ato de espalhar o pó do cimento puro sobre a argamassa já nivelada e alisar com a desempenadeira de aço.

Cimento Queimado

 

É importante ressaltar que existem muitas maneiras de fazer o cimento queimado, vamos mostrar aqui uma das técnicas mais usadas.

Aqui vamos usar o cimento queimado como moldura da paginação do piso, pois no interior usamos uma cerâmica com estampa de ladrilho. Usamos a cerâmica no centro por ser uma técnica de aquecimento passivo da bioarquitetura, mas calma! Vamos abordar esse tema em outra matéria, voltamos ao cimento…

Para fazer o cimento queimado vamos usar:

  • Cimento Portland (comum),
  • Adesivo PVC (Bianco ou marca similar),
  • Areia Média,
  • Régua de pedreiro,
  • Desempandeira de aço (de preferencia sem pontas),
  • Peneira de areia média e uma fina para o cimento,
  • Broxa e colher de pedreiro,
  • e claro água!

Argamassa do cimento queimado: Cimento e Areia, traço (3:1) a água deve ser colocada aos poucos até que a massa fique homogenia.

Com a argamassa pronta vamos aos passos:

Cimento Queimado

Passo 1

Para contrapiso existente, primeiro devemos fazer a limpeza, usando água e até sabão neutro se houver manchas de óleo ou outros produtos químicos. Para a aplicação o contrapiso deve estar seco e sem poeira.

Cimento Queimado

Passo 2

O primeiro passo do processo começa com a umidificação da área a ser trabalhada, aqui estamos usando água e adesivo PVA para chapisco na proporção de (8:1), lembrando que é apenas para umidificar o contrapiso e não encharcar.
Dica: é importante trabalhar em partes, não tente aplicar o cimento queimado de uma vez só em grandes áreas. Se a aplicação for em áreas grandes use juntas de dilatação.

Cimento Queimado

Passo 3

Após a umidificação, aplicamos uma NATA, mistura de cimento, adesivo PVA e água no traço (1:1/4:5). A argamassa devera ser aplicada antes da secagem desta NATA.

Cimento Queimado

Passo 4

Feito o lançamento da massa no contrapiso passe a régua para nivelar.
Dica: como podem ver aqui estamos usando taliscas para manter a caída do contrapiso que está regularizado. A espessura deve ficar entre 2cm a 5cm.

Cimento Queimado

Passo 5

Após o nivelamento jogue cimento em pó (já peneirado) sobre a área a ser “queimada” passe a desempenadeira de aço em com movimentos semicirculares até obter o acabamento desejado.

Cimento Queimado

Passo 6

O processo de cura deve ser lento e sempre úmido, cuide para que não bata sol sobre o piso nas próximas 72 horas. O ideal é manter a umidade molhando cuidadosamente o piso a cada 8 ou 12horas por 5 á 8 dias, depois deixar ele secar totalmente antes de impermeabilizar.

Cimento Queimado

Passo 7

Após a secagem do concreto já podemos finalizar com a impermeabilização, que pode ser feita com cera ou resinas para concreto.
Dica: Se quiser um efeito mais fino, lixe o piso antes de impermeabilizar.

Cimento Queimado

ATENÇÃO: embora pareça muito simples e barato, alertamos que seja feito com mão de obra especializada, já que essa técnica necessita de muita experiência e capricho!

Dica Om: Se quiser o piso colorido basta espalhar o pó Xadrez® no passo 5, para cada 10 partes de cimento colocar 1 de pó Xadrez da cor desejada. Não se esqueça de peneirar. Se quiser obter cores claras usar cimento branco estrutural.

Cuidado com o cimento queimado em áreas molhadas como banheiros e piscinas, esse material quando molhado se torna escorregadio.
Nas áreas próximas a balcão de cozinhas e churrasqueiras ele pode manchar, por ser um material poroso. Recomendamos usar nessas áreas outro tipo de piso, pode até fazer uma paginação como fizemos nesses locais.

Até a próxima!
Om shanti.

Você também pode gostar de