4 dicas essenciais para uma boa foto de arquitetura

Olá pessoal,

Amigos arquitetos, demais profissionais e leitores do Arqblog, meu nome é Arlindo Santos, sou fotógrafo profissional e espero a partir de hoje e a cada 15 dias, ter a honra da sua companhia em conversas sobre fotografia para aquitetura. Dicas e novidades tecnológicas, vamos aprender como obter fotografias de melhor qualidade para apresentar seu trabalho como ele merece!

Dicas essenciais para Fotografia
Imagem: Alan Brandt Photography

A Fotografia é tão importante para a Arquitetura como também ao contrário. A arquitetura muito contribui com os estudos na fotografia, já que cada projeto é pensado em formas, cores e
luz, o que torna cada situação, um novo desafio para o fotógrafo.

Já para a arquitetura, a fotografia contribui desde a elaboração, acompanhamento, conclusão e apresentação do projeto em portfólio.

É essencial se ter boas fotos na hora de planejar, conduzir obras ou apresentar-se a novos clientes, pois elas podem não transmitir exatamente o conceito e características esperadas em seu projeto.

Dica 1 : Planeje a sessão de fotos!

Fotografe no horário correto! Não se pode fotografar arquitetura a qualquer hora do dia, é preciso escolher o momento certo de acordo com a incidência da luz do sol. Tenha um app de bussola em seu telefone para saber onde o sol nasce e se põe, isso vai ajudá-lo a conhecer a posição do sol e determinar o horário adequado.

Consulte a previsão do tempo caso aja fotos com janelas a áreas externas ou de fachadas. Tenha paciência e guarde um tempo para observar cada detalhe como a iluminação e objetos em cena.

Dica 2 : Nivele a câmera

Fotografar é como desenhar. Trabalha-se com um plano em duas dimensões, retas e sombras que criam a ilusão de perspectiva e volume. Use bordas do visor e/ou a “grade” que aparece no visor da câmera ou celular, para nivelar as linhas em sua imagem.

Use as bordas do visor para nivelar com o chão, paredes ou objetos na imagem. Paralelas desenhadas, devem continuar paralelas e a posição correta da câmera é o que mantém ou desalinha as retas em uma imagem.

Dicas essenciais para Fotografia

Dica 3 : Composição da cena

A “grade” do exemplo acima serve também para ajudar a distribuir melhor os elementos no quadro do visor ao dividir a cena em pedaços. Observe as proporções e perspectivas, tente colocar objetos ou construções ligeiramente de lado (30° aprox) para dar a sensação de profundidade. Faça tentativas diferentes e se possível afaste-se para enquadrar toda a imagem.

Observe as colunas paralelas a borda da imagem.

Dicas essenciais para Fotografia
Imagem: Lico Santos, Copacabana Palace

Dica 4: Se possível contrate um profissional

Fotografia de arquitetura exige um certo conhecimento técnico e sensibilidade para captar a essência de cada projeto. E não só porque sou fotógrafo, penso que contratar um especialista é sempre sinônimo de economia de tempo e dinheiro. Você não precisa ter fotos profissionais de todos os projetos, escolha de 3 a 5 projetos de destaque no portfólio.

Lembre-se que isso é um investimento e não um gasto. Pessoas compram com os olhos, portanto, imagens de qualidade são fundamentais em sua apresentação.

Dicas essenciais para Fotografia
Imagem : Architectural Photography by Michael Stewart

Essas foram as dicas de hoje, no próximo post conheceremos um pouco da tecnologia “do momento”, fotografia 360 graus. O Google já possui suporte para fotografias e vídeos em 360° e agora o facebook liberou posts de panorâmicas esféricas. Vamos conversar sobre como usar toda essa tecnologia a favor para atrair novos clientes pela web.

Agradeço a todos os leitores e ao Arqfashion pelo convite e iniciativa.

Sua opinião é muito importante, portanto, comente, compartilhe e critique.

Um grande abraço e até a próxima!

Arlindo Santos
Fotografia 360

Você também pode gostar de