Caminhe virtualmente por projetos de arquitetura Tecnologia – VR, Realidade virtual na arquitetura

Olá pessoal, tudo bem? Esta semana vamos falar de Realidade virtual, mais uma “feature” da tecnologia 360°, a grande tendência do momento em visualização de espaços.

A realidade virtual, mais uma das muitos recursos em Fotografia 360, cada vez mais presente nas principais indústrias de arquitetura, engenharia e construção com grande crescimento de seu uso nos últimos três anos.

O que começou como uma curiosidade tornou-se cada vez mais comuns na arquitetura, desenvolvimento imobiliário e construção. No mercado americano, muitos compradores de imóveis solicitam a demonstração de propriedades a venda, acompanhamento de obra ou portfolio em realidade virtual.

Para os profissionais de arquitetura e construção, a realidade virtual oferece um meio altamente eficaz de visualizar, marketing na web e venda de um projeto arquitetônico.

Para as empresas de construção, realidade virtual se encaixa com o fluxo de trabalho BIM ( Building information modeling, wikepedia )

e serve a parte integrante de um projeto virtual e construção.

Na prática para a arquitetura, tours virtuais em VR (virtual reality) podem rapidamente e de forma mais eficaz, transmitir conceitos arquitetônicos na venda de novos projetos e um meio eficaz de diferenciação competitiva, proporcionando uma vantagem para as empresas que são capazes de oferecer métodos de visualização e colaboração virtual imersiva.

experiencia-vr

O que é Realidade Virtual?

Realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais.

Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.

Além da compreensão da VR como simulação da realidade através da tecnologia, a VR também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos.

Mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real.

Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.

O que é necessário?

Para visualizar projetos em realidade virtual, é necessário uso de um dispositivo parecido com um óculos.

Há muitos modelos de “óculos” para VR, desde os mais em conta e simples, como o Google cardboard, o qual se encaixa o seu smartphone com um app instalado, transformando em projetor para projeto.

Veja alguns modelos disponíveis no mercado.

Google cardboard, vendido a R$ 16,00 no Mercado Livre.

dispositivos-vr
(Image courtesy Arch Virtual.)

Faça você mesmo

Para os mais habilidosos, clique aqui para acessar tutorial em vídeo de como fazer seu próprio Google card board caseiro.

faca-o-seu-cardboard

Quer experimentar?

Para quem já possui o cardboard ou óculos, em um smartphone toque na imagem abaixo e tenha a visualize um projeto com a tecnologia VR.

Clique na imagem abaixo para experimentar a VR.

Ao acessar o tour, acione a função VR, ao tocar no menu icon-cardboard-google  no canto inferior esquerdo.

exemplo-vr-foto-360

Compartilhe conosco sua experiência, bom passeio!

Bem pessoal, essa foi a dica da semana, continue acompanhando nossos posts no Arqblog e conheça um pouco do meu trabalho em fotografia360graus.com, obrigado pela visita e até a próxima !

Você também pode gostar de