Caminhe virtualmente por projetos de arquitetura Tecnologia – VR, Realidade virtual na arquitetura
Olá pessoal, tudo bem? Esta semana vamos falar de Realidade virtual, mais uma “feature” da tecnologia 360°, a grande tendência do momento em visualização de espaços.
A realidade virtual, mais uma das muitos recursos em Fotografia 360, cada vez mais presente nas principais indústrias de arquitetura, engenharia e construção com grande crescimento de seu uso nos últimos três anos.
O que começou como uma curiosidade tornou-se cada vez mais comuns na arquitetura, desenvolvimento imobiliário e construção. No mercado americano, muitos compradores de imóveis solicitam a demonstração de propriedades a venda, acompanhamento de obra ou portfolio em realidade virtual.
Para os profissionais de arquitetura e construção, a realidade virtual oferece um meio altamente eficaz de visualizar, marketing na web e venda de um projeto arquitetônico.
Para as empresas de construção, realidade virtual se encaixa com o fluxo de trabalho BIM ( Building information modeling, wikepedia )
e serve a parte integrante de um projeto virtual e construção.
Na prática para a arquitetura, tours virtuais em VR (virtual reality) podem rapidamente e de forma mais eficaz, transmitir conceitos arquitetônicos na venda de novos projetos e um meio eficaz de diferenciação competitiva, proporcionando uma vantagem para as empresas que são capazes de oferecer métodos de visualização e colaboração virtual imersiva.
O que é Realidade Virtual?
Realidade virtual é uma tecnologia de interface avançada entre um usuário e um sistema operacional. O objetivo dessa tecnologia é recriar ao máximo a sensação de realidade para um indivíduo, levando-o a adotar essa interação como uma de suas realidades temporais.
Para isso, essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudem na ampliação do sentimento de presença do usuário.
Além da compreensão da VR como simulação da realidade através da tecnologia, a VR também se estende a uma apreensão de um universo não real, um universo de ícones e símbolos.
Mas permeando em um processo de significação o espectador desse falso universo o fornece créditos de um universo real.
Em suma, uma realidade ficcional, contudo através de relações intelectuais, a compreendemos como sendo muito próxima do universo real que conhecemos.
O que é necessário?
Para visualizar projetos em realidade virtual, é necessário uso de um dispositivo parecido com um óculos.
Há muitos modelos de “óculos” para VR, desde os mais em conta e simples, como o Google cardboard, o qual se encaixa o seu smartphone com um app instalado, transformando em projetor para projeto.
Veja alguns modelos disponíveis no mercado.
Google cardboard, vendido a R$ 16,00 no Mercado Livre.
(Image courtesy Arch Virtual.)
Faça você mesmo
Para os mais habilidosos, clique aqui para acessar tutorial em vídeo de como fazer seu próprio Google card board caseiro.
Quer experimentar?
Para quem já possui o cardboard ou óculos, em um smartphone toque na imagem abaixo e tenha a visualize um projeto com a tecnologia VR.
Clique na imagem abaixo para experimentar a VR.
Ao acessar o tour, acione a função VR, ao tocar no menu no canto inferior esquerdo.
Compartilhe conosco sua experiência, bom passeio!
Bem pessoal, essa foi a dica da semana, continue acompanhando nossos posts no Arqblog e conheça um pouco do meu trabalho em fotografia360graus.com, obrigado pela visita e até a próxima !