Tendências Criativas 2017

E não é que já estamos no segundo mês de 2017? Passou voando não é mesmo? Mas vamos ao que interessa: as tendências para esse ano já estão definidas!!!

E não é só tendência na arquitetura e design que vamos falar não. São tendências criativas no mundo e na vida das pessoas! E 2017 veio para tombar, derrubar o forninho, causar: é o ano das tendências contrastantes (AI MISERICÓRDIA, CHAMA MINHA MÃE).

Já adiantando, ao mesmo tempo que as novas tecnologias e as cores VIVAS estão em alta, o retrô e a cor BRANCA também estão super “in”.

Então vamos começar com a lista de tendências…

TENDÊNCIA 01. NATUREZA

A natureza é tendência em 2017 por um simples motivo: ser saudável e natural está na moda. Mas é sério, a natureza vem sendo utilizada como arte e estilo de vida desde meados do ano passado.

Na arquitetura, existe a presença da vegetação dentro das casas (veja também Plantas para interiores fáceis de cuidar). Na alimentação, existe a busca por produtos cada vez mais naturais e orgânicos. As texturas mais utilizadas no design gráfico e na moda, são texturas com temas naturais.

E pasmem: sabe o GREENERY? Cor do ano da Pantone? Esse ano, a cor é verde exatamente por isso – a natureza está em alta. E está altíssima. Nas palavras de Blanca Liane, fundadora da Lexus Group (empresa sede da PANTONE® no Brasil), o Greenery representa a reconexão com a natureza, saúde e novos começos.

tendencias_criativas_2017_01_01_02

Fontes: http://goo.gl/WiDpm2 e http://goo.gl/bWXhZe

tendencias_criativas_2017_01_03_04

Fontes: http://goo.gl/BwmsP8 e http://goo.gl/94mEcr

TENDÊNCIA 02. TECNOLOGIA

Olha aí o contraste. Ao mesmo tempo que contamos com a natureza em todos os aspectos da nossa vida, também temos a tecnologia muito presente. Convivemos com a realidade virtual na nossa rotina (veja também Caminhe virtualmente por projetos de arquitetura Tecnologia – VR, Realidade virtual na arquitetura) , vídeos 360º simplesmente surgem na nossa “timeline”, sem nem mesmo termos que procurar por eles… Mas principalmente, nos avanços dos assistentes de voz “inteligentes”, como é o caso do Google Home.

O Google Home é um dispositivo inteligente, que é instalado nas casas e é ativado por comandos de voz. Ele fica sempre ligado, mas em um estado de “dormência”. Basta o dono do local dizer a frase de ativação e o dispositivo é acionado. O usuário pode pedir para ele fornecer informações sobre o tempo, tocar músicas no Spotify, ligar as luzes ou encher a banheira com água quente, e tem a intenção de se conectar com outros aplicativos em breve, como o Uber e Domino’s, para você apenas pedir, e seu carro ou sua pizza, já estarem a caminho!!!

tendencias_criativas_2017_01_05

Fonte: http://goo.gl/hZyRgq

TENDÊNCIA 03. COR BRANCA

Em contraponto com a cor viva do verde Greenery, temos a neutralidade do branco em alta esse ano também. Ele se apresenta como tendência na decoração, como a gente observa nas imagens abaixo.

tendencias_criativas_2017_01_06_07

Fontes: http://goo.gl/UlZgqye http://goo.gl/GdCBsa

Os aspectos positivos da utilização do branco na decoração, são a elegância e a sensação de conforto que uma paleta de cores reduzidas traz.

TENDÊNCIA 04. BRONZE E ROSÉ

Os tons de bronze, ou ouro rosé são tendência na decoração, moda e nas jóias. É só você dar um pulinho em qualquer loja de decoração, que vai ver váaarios objetos nesses tons, e vemos desde simples porta canetas até cadeiras inteirinhas de metal nesse tom.

tendencias_criativas_2017_01_08_09

Fontes: http://goo.gl/s7MK3k e http://goo.gl/EKUJNA

TENDÊNCIA 05. RETRÔ

O retrô é tendência já faz um tempinho, mas vai continuar agora em 2017. O uso do retrô na decoração é pensado como um resgate da cultura, e isso tem um sentido bem profundo, se formos analisar, o resgate dessa herança histórica é feito a fim de valorizar o passado, responsável pelo que somos hoje.

Existe uma diferença entre o “vintage” e o “retrô”, o vintage é algo que pertenceu ao passado, e foi incorporado nos dias atuais. Já o retrô, é algo produzido nos dias de hoje, porém possui características do passado, quase como uma homenagem com influências do que já existiu.

O retrô está sendo muito utilizado na decoração, em conjunto com as outras tendências, como o branco, o bronze, a natureza e a tecnologia. Ou seja, mistura tudo que é close certo!

tendencias_criativas_2017_01_10

Fonte: http://goo.gl/Hm3Zsz

TENDÊNCIA 06. HALF TONE (“PONTILHISMO”)

O half tone se trata de utilizar pontos para formar imagens com sombras ou degradês. É o vulgo pontilhismo, que tem sido bastante tendência nas tatuagens. Porém, ele vai ser muito utilizado em 2017 como textura para o mercado têxtil e o design gráfico.

tendencias_criativas_2017_01_11_12

Fontes: http://goo.gl/x4DYIne http://goo.gl/zcMcYB

E então, gostaram das tendências para este ano? Comecem a reparar e vão ver muitas delas por ai, tanto em embalagens de alimentos e cosméticos, quanto na moda e na decoração #FicaDica.

Até o próximo post!

Você também pode gostar de