Série: Você já viu, mas não sabia o que era – Corian x Silestone

Oi pessoal! No post de hoje voltamos com a nossa série! Se você já construiu ou está construindo, já deve ter pesquisado ou pensado sobre qual pedra colocar nas bancadas da cozinha e banheiro, certo? E provavelmente, deve ter se deparado com nomes como corian e silestone!

Gente, tem tantas opções de pedras hoje em dia, além dos clássicos granito ou mármore, que dá até para enlouquecer antes de decidir. Mas hoje vamos explicar um pouco o que é o corian e o silestone, e a diferença entre eles.

corian

O corian é um material composto de 1/3 de resina acrílica e 2/3 de minerais naturais. O principal mineral natural é o alumínio tri-hidratado derivado da bauxita – essa mistura final dá resultado a um material sólido, não poroso e homogêneo.

O corian foi criado em 1967, pela empresa DuPont. A grande vantagem dele é que ele pode ser moldado em diveeeeersos formatos, e ainda, com emendas imperceptíveis, o que o torna muito higiênico. Além disso, qualquer mancha ou sujeira é facilmente removida na limpeza.

bancada-corian
Fonte: http://goo.gl/PYPXhH

bancada-corian2
Fonte: http://goo.gl/c6mqVi

As desvantagens ficam por conta da sua susceptibilidade a pequenos riscos, não é tanto – menos que aço e inox, porém pode ficar marcado por ter acrílico – e por isso, não é muito indicado em cozinhas, pelo uso de facas.

silestone

O silestone é uma pedra industrializada composta de 94% de quartzo e cristais coloridos. Ele é muitas vezes citado como o “granito do futuro”, podendo imitar as cores de granitos.

Sua maior vantagem é a resistência – o quartzo tem dureza de nível 7 na escala Mohs (o diamante está no nível 10, para a gente comparar).

Além disso, é resistente a manchas – derrubou café, vinho, suco de limão, azeite, vinagre, maquiagem… pode ficar tranquilo.

bancada-silestone
Fonte: http://goo.gl/dAvBmQ

bancada-silestone2b
Fonte: http://goo.gl/q0goRq

Ele pode ser produzido em grandes escalas, até 3,00 metros de comprimento, sem utilizar emendas. E possui proteção antibacteriana.

Para comparar um pouco os dois:
tabel

A grande diferença entre o corian e o silestone é na composição – o SILESTONE é 100% materiais naturais e o CORIAN possui materiais acrílicos.
Ou seja, são dois produtos de avançada tecnologia presentes no mercado, que possuem diversas vantagens. O que deixa a gente um pouco triste é o preço – são produtos mais caros que o granito e o mármore.

Mas, pensando nas vantagens, pode valer a pena investir nesses materiais para o seunovo cantinho!

Você também pode gostar de